Ministros detalham investimentos do governo para setor metroferroviário
Paulo Bernardo trouxe um mapa mostrando os cinco principais investimentos previstos para o sistema metroviário de transporte de massa no Brasil. Em Fortaleza, a prioridade é para a conclusão de parte do trecho da Linha Sul e a recuperação e o melhoramento da Linha Oeste. Para Recife, o projeto é para a recuperação, duplicação e conclusão da Linha Sul e recuperação e ampliação da Linha Centro.
Na previsão orçamentária para Salvador, estão incluídos recursos para a recuperação e conclusão da Linha Calçada-Paripe e a conclusão de trechos da Linha Lapa-Pirajá. Paulo Bernardo também explicou que, em Belo Horizonte, a meta do Governo é concluir a sinalização, a modernização da frota e a construção do terminal da Linha I, além daconclusão das desapropriações e da implantação da plataforma ferroviária da Linha II. Já em São Paulo, o PAC prevê recursos para o Corredor Expresso de Transporte Coletivo Urbano, principalmente para a conclusão do trecho do Parque D.Pedro, na cidade de Tiradentes.
-A estratégia do governo federal é trabalhar para aumentar a sustentabilidade econômica do sistema metroviário de transporte de massa no Brasil, dando prioridade à conclusão de projetos já iniciados e à viabilização da descentralização do setor - explicou o ministro do Planejamento.
Já o ministro das Cidades destacou projetos que serão desenvolvidos para melhorar o transporte de trens urbanos nas cidades de Natal, João Pessoa, Maceió e Porto Alegre, obras ainda não iniciadas, mas que prevêem juntas, ao longo de quatro anos, investimentos de quase R$ 800 milhões. Márcio Fortes também explicou aos senadores que o PAC prevê investimentos de pouco mais de R$ 74 milhõespara a viabilização de projetos de transportes urbanos sobre trilhos no Rio de Janeiro, em Curitiba (subterrâneo) e Vitória. Finalmente, o ministro também afirmou que Teresina deverá receberR$ 10 milhões para executar obras no setor de transporte por metrô.
No entanto, para o ministro das Cidades, a construção e recuperação dos metrôs não é a única preocupação do governo para resolver o problema de transporte de massa no Brasil.
- Temos que concluir obras fundamentais para a melhoria das condições de vida da população, mas temos que nos preocupar também com a integração da modalidade de transporte com a política de desenvolvimento urbano. É preciso também tornar os empreendimentos sustentáveis e transferir a gestão dos metrôs para a esfera competente de transporte urbano de cada localidade - afirmou o ministro das Cidades.
29/03/2007
Agência Senado
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