MMA participa de encontro de cursos de Ciências do Mar
De 2 a 6 de dezembro acontece o 6° Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Ciências do Mar, em Natal. O objetivo do encontro é definir temas prioritários para o desenvolvimento científico na área de 2014-2023, além de levantar as necessidades de formação de recursos humanos.
Os encontros, anuais, também contribuem para o fortalecimento da identidade dessa área, propiciando o conhecimento e a troca de experiências entre os responsáveis pelo desenvolvimento do ensino e da pesquisa. O evento reunirá os coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências do Mar e líderes dos grupos de pesquisa que atuam na área.
Representando o Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa o diretor do departamento de Zoneamento Territorial, Adalberto Eberchard, que será mediador do painel “Os 25 anos do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro: produção e difusão do conhecimento para ações de gerenciamento costeiro”. Márcia Oliveira, analista ambiental, Leila Swerts, titular da Gerência Costeira e o Bruno Miguel, gerente de Zoneamento, participarão de reuniões com o objetivo de aproximar o tema da área acadêmica.
Programação
O encontro é organizado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em conjunto com o Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conta, ainda, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação.
A programação inclui palestras, sessões temáticas, exposição de painéis, debates setoriais e coletivos, abordando assuntos relevantes para o desenvolvimento do país. O Brasil possui, atualmente, 40 Cursos de nível superior em Ciências do Mar que, por ano, graduam cerca de 2 mil profissionais, que contribuem para a pesquisa, a conservação e a exploração ordenada dos recursos marinhos.
Importância Nacional
Considerando que o Brasil detém uma enorme riqueza de recursos naturais, energéticos, vivos e não vivos, no mar, muitos ainda desconhecidos, é fundamental que o país desenvolva pesquisa científica e tecnológica, promova o uso sustentável dos mesmos em águas nacionais e internacionais, amplie o monitoramento dos oceanos, e assegure a conservação dos ambientes costeiros e marinhos. Para isso, são indispensáveis profissionais qualificados e em quantidade adequada para enfrentar a complexidade do desafio de promover o conhecimento integrado da Zona Econômica Exclusiva e da Plataforma Continental Jurídica Brasileira.
Com um litoral de 8.500 km de costa e 395 municípios costeiros que concentram, aproximadamente, 80% da população do país, o desenvolvimento nacional é dependente do mar para grande parte de suas atividades, com 95% do comércio exterior sendo realizado por vias marítimas.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
30/11/2013 12:08
Artigos Relacionados
Ciências Farmacêuticas da USP abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece cursos de idiomas
Inpa participa de mostra de ciências em Parintins
Instituto de Ciências da USP promove encontro sobre esteroides cardiotônicos
Unicamp: Encontro avalia curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas
USP tem mais de 500 vagas para cursos gratuitos de artes e ciências para 3ª idade