MMA treina técnicos ambientais dos estados a usarem Portal da Gestão Florestal
Técnicos de órgãos ambientais de sete estados brasileiros serão treinados, a partir desta quinta-feira (3) para usarem o Portal Nacional da Gestão Florestal (PNGF), um novo endereço na internet que vai reunir informações sobre a gestão estadual e federal das florestas brasileiras.
O grupo será formado por técnicos de órgãos ambientais de cinco estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso) além do Ceará e do Rio de Janeiro, que demonstraram interesse na iniciativa. O curso, em Brasília, termina nesta sexta-feira (4). Os demais estados devem ser capacitados ao longo deste ano.
O gerente de Informações Florestais do Serviço Florestal, Joberto Freitas, explica que o portal tem a função de aumentar a transparência sobre a gestão florestal. Cada estado terá de inserir informações sobre diversos temas, tais como Planos de Manejo Florestal Sustentável, resultado de vistorias técnicas, autorizações para supressão de vegetação, quantidade e tipo de produtos florestais apreendidos, entre outros.
Segundo Freitas, o portal entrará no ar quando houver um conjunto mínimo de informações desses estados, o que está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Dados inéditos
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a análise global desses dados vai trazer números que ainda não foram sistematizados, como a área total sob manejo no País, ou seja, aquela utilizada para a produção sustentável de madeira, lenha e de outros produtos florestais, em todas as partes e biomas do País.
O Serviço Florestal é órgão responsável por implementar Sistema Nacional de Informações Florestais, que será composto também pelo portal. A disponibilização de informações sobre a gestão florestal nos estados é determinada pela Resolução 379/06 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
24/02/2011 17:57
Artigos Relacionados
Curso internacional sobre hortaliças treina técnicos latinoamericanos e africanos
Técnicos avaliam possíveis danos ambientais provocados por incêndio na Reduc
O Portal do Governo do Estado ficou sem atualizações por problemas técnicos
CCT debate pagamento por serviços ambientais no âmbito do Código Florestal
Técnicos conferem gestão do PDDE em escolas do RJ
Especialistas defendem inclusão do pagamento por serviços ambientais no Código Florestal