MME aprova as diretrizes do Leilão de Reserva 2011



O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nesta segunda-feira (4), em portaria publicada no Diário Oficial da União, as diretrizes do Leilão para Contratação de Energia de Reserva de 2011.

A portaria considerou as diretrizes dos Leilões de Reserva realizados nos anos de 2008, 2009 e 2010. A única mudança no documento, em relação aos anteriores, foi na previsão de escalonamento da oferta de energia de reserva proveniente de empreendimentos a biomassa para dois anos e não três anos, como no Leilão de 2010.

A sistemática aprovada tem os mesmo moldes daquelas utilizadas nos Leilões de Compra de Energia de Reserva realizados nos anos de 2008, 2009 e 2010.

A principal novidade é a negociação de apenas um produto, para início de suprimento em 2014, com empreendimentos eólicos e a biomassa competindo diretamente. Vale ressaltar que, para os últimos, os cálculos da quantidade total demandada, da oferta de referência e a definição do início da segunda fase do Leilão, considerarão a oferta do primeiro ano contratual.

A sistemática prevê ainda que, a critério do vencedor, o Contrato de Energia de Reserva poderá abranger todos os empreendimentos de um mesmo vendedor, desde que sejam da mesma fonte energética e estejam localizados no mesmo submercado.


Fonte:
Ministério de Minas e Energia



04/04/2011 16:45


Artigos Relacionados


Ministério aprova diretrizes para realização do Leilão A-1 de 2011

MME define as diretrizes do primeiro leilão de biodiesel de 2011

MME autoriza leilão para energia de reserva no 2ª trimestre de 2011

MME divulga diretrizes de leilão de fontes alternativas na 2ª

Aprovadas as diretrizes para a realização do Leilão A-1

MME define diretrizes do leilão de compra de biodiesel