Mobilidade urbana e qualidade de vida: conheça os projetos em andamento



Aproximar o trabalho da casa das pessoas e garantir o direito de ir e vir é um dos maiores desafios das cidades atuais

Mobilidade urbana não é apenas uma questão de transporte, mas de infraestrutura, planejamento da ocupação do solo e integração do transporte público. A questão é um dos maiores desafios de um mundo cada vez mais urbano, em busca de maior qualidade de vida para a população das cidades.

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É direito do cidadão ter um transporte público ágil e de qualidade, que facilite seu dia a dia ao proporcionar o movimento de ir e vir em menos tempo. Com esse fim, o Governo de São Paulo desenvolve uma série de projetos que vão desde a ampliação e melhoria no transporte público sobre trilhos e pneus, passando pela construção de moradias no centro da capital, até a construção do Polo Regional de Itaquera, que vai atrair empregos para a região. Somente em obras viárias, o investimento do Governo ultrapassa R$ 12 bilhões. Veja mais detalhes abaixo:

Ampliação do Corredor Metropolitano Noroeste
O Corredor Metropolitano Noroeste será estendido até as cidades de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d'Oeste. Serão 24,5 km de corredor e o investimento está estimado em R$ 160 milhões. Além deste trecho, estão em desenvolvimento os projetos de obras para o trecho de 3,7 km entre Campinas e Sumaré, que representam um investimento de R$ 70 milhões. Hoje, o Corredor Metropolitano Noroeste possui 32,7 km de extensão e liga Campinas, Hortolândia e Sumaré.

Ampliação, reforma e modernização da CPTM
Trinta estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já estão passando por reformas de acessibilidade a pessoas com deficiência física. O Governo também investe na ampliação das linhas e modernização das estações. Serão investidos R$ 1,2 bilhão.

Expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela
A Linha 5-Lilás, que hoje sai do Campo Limpo e vai até o Largo Treze, será expandida até o Jardim Ângela, com mais três estações. Serão novos 4 km de Metrô e o investimento previsto é de R$ 2 bilhões. As três novas estações serão: Parque Santo Dias, Parque São José e Jardim Ângela.

Rodoanel
Quando estiver totalmente concluído, o Rodoanel vai interligar as principais rodovias que chegam à capital: Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias. O empreendimento visa eliminar o trânsito de passagem na capital, especialmente de caminhões que atravessam a cidade para chegar aos seus destinos e acabam provocando congestionamentos.

Polo de Itaquera
O conjunto de obras viárias do Complexo Viário do Polo Itaquera contribuem com a acessibilidade e melhoram o desenvolvimento da zona leste da capital. A ação visa a melhorar o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões para trabalhar ou estudar, além de melhorar a locomoção de quem mora ou vive na região.

Moradias no Centro Expandido da capital
Um dos desafios da mobilidade urbana é aproximar as pessoas de seu local de trabalho. Cerca de 10 mil moradias serão construídas por Parceria Público-Privada no Centro da capital, especialmente nos distritos da Sé e República e nos bairros do entorno do Brás, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade, Mooca, Pari e Santa Cecília.

Obras em andamento
O Governo do Estado, pensando na agilidade da locomoção diária dos paulistas, realiza simultaneamente quatro obras no Metrô. Além de 98 novos trens que formam a primeira frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Desses 98, 33 trens já foram modernizados e equipados com ar-condicionado e câmeras de vigilância. Os demais serão entregues gradativamente. Veja os detalhes.

Do Portal do Governo do Estado



10/25/2013


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