Modelos humanos digitais em 3D são tema de seminário internacional no Brasil



A utilização de modelos humanos digitais 3D, os chamados avatares, atualmente é essencial para o setor produtivo desenvolver projetos que considerem os fatores humanos em sua elaboração. Para discutir mais ideias sobre essa tecnologia inovadora, alguns dos principais pesquisadores da área se reúnem no 1º Seminário Internacional em Modelos Humanos Digitais 3D Aplicados a Projeto, que acontece na próxima quarta-feira (9), no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro.

Realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o evento objetiva levantar e discutir questões relativas à simulação usando modelos humanos 3D em ambientes virtuais, suas aplicações como produto e na otimização do trabalho e da vida cotidiana.

Segundo a tecnologista Maria Cristina Zamberlan, coordenadora do seminário, os modelos digitais humanos disponibilizados hoje mercado se encontram em níveis diferenciados de complexidade, mas, essencialmente, são ferramentas de design que permitem avaliações quanto ao conforto postural e determinam espaços, alcances e áreas de visão a serem considerados desde as primeiras etapas de um projeto.

O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em conjunto com o Comitê Técnico de Simulação Humana e Ambiente Virtual (TC HSVE) da Associação Internacional de Ergonomia (IEA), sendo uma pré-conferência ao Congresso Internacional de Ergonomia IEA 2012, que acontece em Recife (PE), entre os dias 12 e 16 de fevereiro.

O INT, por meio de seu Laboratório de Ergonomia, lidera importantes pesquisas na área de antropometria e modelagem humana 3D, sendo escolhido para sediar o seminário. Além desse trabalho, o evento traz as experiências internacionais do Instituto para Comunicação, Processamento da Informação e Ergonomia (FKIE) da Sociedade Fraunhofer, e da empresa Ergoneers GmbH, ambos da Alemanha; e do Instituto Francês para Ciências e Tecnologias de Transportes, Desenvolvimento e Redes (IFSTTAR).

 

Fonte:
CNPq



03/02/2012 17:25


Artigos Relacionados


Modelos regulatórios de comunicações eletrônicas são tema de seminário internacional em Brasília

Brasil tem maior delegação de empresas em feita internacional de negócios digitais

Governo de São Paulo promove Seminário Internacional de Direitos Humanos

Governo de São Paulo promove Seminário Internacional de Direitos Humanos

Parceria público-privada na área de saúde será tema de seminário internacional no DF

Combate ao racismo no Brasil é tema de palestra no Conselho de Direitos Humanos da ONU