Mogi Mirim contará com a eficiência da Sabesp no tratamento de esgotos



O objetivo é garantir melhores condições de saúde pública e cessar o lançamento de poluentes no rio Mogi Mirim

Nesta terça-feira, 9, o Governo do Estado de São Paulo por meio da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Saneamento e Energia, assinou contrato com a prefeitura de Mogi Mirim para a implementação e operação do sistema de tratamento de esgotos do município. O objetivo é garantir melhores condições de saúde pública e qualidade de vida à população e cessar o lançamento desta carga poluidora no rio Mogi Mirim.

A iniciativa é inédita na história do Saneamento Paulista e foi viabilizada pelo consórcio Site Saneamento - do qual fazem parte a Sabesp e as empresas OHL Medio Ambiente, Inima S.A.U – Unipersonal, Tecnicas Y Gestion Medio Ambiental S.A.U. e Estudos Técnicos e Projetos Etep Ltda. - que venceu a licitação para a privatização do sistema de esgotos do município de Mogi Mirim. O total dos investimentos será de R$ 285 milhões.

Esta é a primeira oportunidade em que a Sabesp usufrui de seu direito de expandir suas atividades participando do consórcio com empresas do setor privado nacionais ou estrangeiras. A alternativa de atuação é autorizada por meio do artigo 63 da Lei Complementar 2005/07 que instituiu a Arsesp – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento e Energia de São Paulo.

O contrato entre a prefeitura de Mogi Mirim e o consórcio Site Saneamento autoriza a concessão dos serviços de interceptação, afastamento e tratamento dos esgotos por 30 anos. O projeto licitado prevê a construção de uma estação de tratamento de esgotos, emissários e estação elevatória. Até o final de 2010, o novo sistema deverá tratar 25% dos esgotos coletados. Atualmente o índice de coleta no município é de 95% e o de tratamento é de 5%.

O evento e assinatura do contrato de prestação de serviços contou com a presença da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena; do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Cidade Semeghini; do prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno; e do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mogi Mirim, Gerson Luiz Rossi Junior.

Da Sabesp

 



09/09/2008


Artigos Relacionados


Mogi Mirim contará com a eficiência da Sabesp no tratamento de esgotos

Sabesp integra parceria inédita para tratamento de esgoto em Mogi Mirim

Mogi Mirim recebe estação de tratamento de esgoto

Sabesp integra consórcio vencedor de licitação em Mogi Mirim

Sabesp investe em coleta e tratamento de esgotos em Itapecerica

Saneamento: Santo André assina contrato com a Sabesp para tratamento de esgotos