Montadoras anunciam recall de veículos
As empresas Yamaha, BMW e Moto Honda protocolaram campanha no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/MJ). Os consumidores que adquiriram os produtos que estão passando pelo recall devem entrar em contato com as empresas para substituir peças dos veículos.
A Yamaha Motor da Amazônia Ltda está fazendo recall para substituir o bocal do hidrojato dos veículos aquáticos Waverunner, modelo VX 1800A – conhecido no mercado brasileiro como VXR. Segundo a empresa, “em virtude de uma deficiência da resistência do bocal do hidrojato aplicado no modelo VX 188-A, pode haver uma fissura durante o uso, resultando em quebra da referida peça com consequente perda de desempenho e de direção”. A empresa destacou que “dependendo das condições de condução no momento da ocorrência, haverá risco de colisão e/ou queda”.
A BMW do Brasil Ltda. protocolou campanha de chamamento para troca dos parafusos de fixação da biela do motor das motocicletas BMW modelo S 1000 RR, fabricadas entre novembro de 2011 e abril de 2012. A campanha abrange 101 motocicletas, com numeração de chassis compreendida entre os intervalos Z029188 e Z033278. Segundo a empresa, pode ocorrer “falha no torqueamento do parafuso da biela que, com o motor em altas rotações, pode ocasionar seu desparafusamento e consequente bloqueio completo do motor da motocicleta”. Quanto aos riscos à saúde e segurança, destacou que podem ocorrer “quedas e danos físicos aos ocupantes”.
Já a Moto Honda da Amazônia Ltda. protocolou campanha de chamamento para substituição do cilindro mestre do freio dianteiro das motocicletas Honda CB 300R, ano/modelo 2012. O recall teve início abrange 3.314 veículos, com numeração de chassis 9C2NC4310CR, compreendida entre os intervalos 024831 a 028145. Segundo a empresa, a substituição deve ser realizada, já que pode ocorrer “redução da pressão no circuito hidráulico, causando a perda súbita da capacidade de frenagem do freio dianteiro”. Em relação aos riscos à saúde e segurança, a Moto Honda destacou que “dependendo das condições de condução no momento da ocorrência, haverá risco de colisão e/ou queda”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Detalhes sobre recalls estão disponíveis aqui.
Fonte:
Ministério da Justiça
16/05/2012 19:30
Artigos Relacionados
Montadoras recebem multas por demora na realização de campanhas de recall
Fundação Procon notifica e montadoras refazem comunicados de recall
CDH debaterá demissões em montadoras de veículos
Montadoras terão de informar autoridades sobre defeitos em veículos
Montadoras serão fiscalizadas para que preço de veículos nacionais não suba
Convocado recall de 32 mil veículos da Volkswagen