Moradores de Viamão encaminham reivindicação à Subcomissão de Habitação



A Subcomissão de Habitação da Assembléia Legislativa, coordenada pelo deputado Vieira da Cunha (PDT), reuniu ontem representantes da prefeitura de Viamão e 34 famílias que atualmente moram em área de risco no município. As famílias estão localizadas sob uma rede de alta tensão da CEEE, na rua Tabajara.

Desde 1990 no local, as 34 famílias reivindicam assentamento coletivo em local de fácil acesso. Decisão judicial determinou o reassentamento das famílias pelo município de Viamão. De sua parte, os moradores deixarão a área da CEEE 45 dias depois de disponibilizado o loteamento pelo município. Conforme depoimento da Secretária de Planejamento de Viamão, Olga Franco, e do Procurador Eduardo Abrahão na Subcomissão de Habitação, os projetos urbanísticos e da Fepam já estão liberados, havendo a previsão de um ano para o reassentamento.

Dados da prefeitura indicam que existem 3.470 famílias em Viamão morando em áreas de risco, razão pela qual o município descarta a possibilidade de um assentamento somente para as 34 famílias da rua Tabajara, conforme solicitação dos moradores.

Segundo a prefeitura, os moradores da rua Tabajara serão incluídos em um projeto habitacional que vai beneficiar um total de 393 famílias. O deputado Vieira da Cunha solicitou que fosse respeitada a identidade da comunidade da rua Tabajara.

Ao final da reunião, ficou acordado que os moradores escolherão a sua localização no loteamento. "Isto permitirá que sejam preservados os vínculos de amizade e vizinhança existentes na comunidade", saudou o deputado Vieira da Cunha. Um grupo de moradores acompanhou a reunião, liderados por Matusalém da Silva e Sandra Santos da Silva.

07/19/2002


Artigos Relacionados


Subcomissão de Habitação recebe moradores da Vila Nossa Senhora da Paz

Habitação: Programa Sonho Meu beneficia moradores de Itatinga

Habitação expõe projeto habitacional para moradores da Serra do Mar

Habitação debate novo modelo de mutirão com movimento de moradores

Habitação: Moradores de Paraguaçu Paulista poderão negociar dívidas

Habitação: Programa Sonho Meu vai beneficiar moradores da cidade de Conchas