Moradores de Viamão encaminham reivindicação à Subcomissão de Habitação
Desde 1990 no local, as 34 famílias reivindicam assentamento coletivo em local de fácil acesso. Decisão judicial determinou o reassentamento das famílias pelo município de Viamão. De sua parte, os moradores deixarão a área da CEEE 45 dias depois de disponibilizado o loteamento pelo município. Conforme depoimento da Secretária de Planejamento de Viamão, Olga Franco, e do Procurador Eduardo Abrahão na Subcomissão de Habitação, os projetos urbanísticos e da Fepam já estão liberados, havendo a previsão de um ano para o reassentamento.
Dados da prefeitura indicam que existem 3.470 famílias em Viamão morando em áreas de risco, razão pela qual o município descarta a possibilidade de um assentamento somente para as 34 famílias da rua Tabajara, conforme solicitação dos moradores.
Segundo a prefeitura, os moradores da rua Tabajara serão incluídos em um projeto habitacional que vai beneficiar um total de 393 famílias. O deputado Vieira da Cunha solicitou que fosse respeitada a identidade da comunidade da rua Tabajara.
Ao final da reunião, ficou acordado que os moradores escolherão a sua localização no loteamento. "Isto permitirá que sejam preservados os vínculos de amizade e vizinhança existentes na comunidade", saudou o deputado Vieira da Cunha. Um grupo de moradores acompanhou a reunião, liderados por Matusalém da Silva e Sandra Santos da Silva.
07/19/2002
Artigos Relacionados
Subcomissão de Habitação recebe moradores da Vila Nossa Senhora da Paz
Habitação: Programa Sonho Meu beneficia moradores de Itatinga
Habitação expõe projeto habitacional para moradores da Serra do Mar
Habitação debate novo modelo de mutirão com movimento de moradores
Habitação: Moradores de Paraguaçu Paulista poderão negociar dívidas
Habitação: Programa Sonho Meu vai beneficiar moradores da cidade de Conchas