Morre Wangari Maathai, primeira mulher da África a receber o Prêmio Nobel da Paz



A primeira mulher na África a receber o Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, de 71 anos, morreu nesse domingo (25). Vítima de câncer, Maathai não resistiu à doença e morreu em Nairóbi, segundo informações da agência pública de informações da Argentina, Telam. Maathai ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2004 e ficou conhecida pela preservação ao meio ambiente e a defesa pela paz. 

A advogada, ex-ministra e ativista política criou o Movimento Cinturão Verde em defesa do meio ambiente e da preservação da natureza. Ganhou vários apelidos por sua atuação, entre eles o de árvore-mãe.

Maathai foi também combativa em relação aos governos autoritários do Quênia, caracterizando-se por ser uma defensora permanente da democracia e da paz em defesa de mais atenção e cuidados em relação à globalização da engenharia genética, por exemplo.

A ativista política atuou também em movimentos sociais na busca por melhores condições para as mulheres africanas, no esforço de melhorar a situação de vida delas, e aumentar o acesso a recursos naturais, como a água potável.


Fonte:
Agência Brasil



26/09/2011 10:15


Artigos Relacionados


Diplomata brasileira morre depois de contrair malária na África

Uma mulher morre vítima de homicídio todo dia no RJ

General Giap merecia receber Nobel da Paz, afirma Inácio Arruda

Nobel israelense é primeira cientista de excelência do Ciência Sem Fronteiras

Prêmio Nobel de Física promove palestra na USP

Paim parabeniza Obama por prêmio Nobel da Paz