Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo figura entre os destaques da semana



Na Casa das Rosas, público pode ver espetáculo sobre Nelson Rodrigues

Nesta semana, o Portal do Governo do Estado de São Paulo e a Agência Imprensa Oficial selecionaram algumas dicas de teatrais para curtir com a família e os amigos. Vale conferir entre os dias 24 e 29, a 7ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no SESC Bom Retiro. Já a Casa das Rosas apresenta um espetáculo que homenageia Nelson Rodrigues. Veja:

Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
A Oficina Cultural Oswald de Andrade e o Sesc Bom Retiro exibem, de 24 a 29 deste mês, dez atrações da América Latina e Espanha, na 7ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. O tema desta edição é voltado para a mulher na produção teatral da América Latina. México e Cuba representam a América Central. Chile, Argentina e Uruguai, a América do Sul. O Brasil comparece com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Como convidadas especiais da versão de 2012, estão presentes as companhias espanholas Inversa Teatro, da Galícia, e Cia. Hermanos Oligor, de Navarra.
O grupo recifense Loucas de Pedra Lilás promete agitação e propaganda em torno dos problemas da mulher com seu As Dom QuiXotas em defesa dos direitos humanos enfrentando os cafuçus, e as florianopolitanas da Traço Cia. de Teatro exibirão versão de As três irmãs, peça do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchekhov. A mostra é uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro da Unesco no Brasil (ITI-Brasil). Programação completa no site www.mostralatinoamericana.com.br.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Telefone (11) 3397-4002
Entrada franca. Classificação: 7 anos
 
Sesc Bom Retiro
Alameda Nothman, 183 - Bom Retiro - São Paulo
Telefone (11) 3397-4002
Entrada franca. Classificação: 7 anos

Espetáculo homenageia Nelson Rodrigues
A peça Valsa nº 6, escrita em 1951, pelo dramaturgo, cronista e jornalista pernambucano Nelson Rodrigues (1912-1980), aborda o subconsciente ao mostrar a transição entre a vida e a morte. No monólogo psicológico, o personagem principal é a solitária Sônia, assassinada a facadas aos 15 anos de idade, que interpreta a morta e viva, a menina e mulher, a trágica e cômica. A profunda perturbação da garota é ambientada ao som da Valsa nº 6, do pianista e compositor polonês Frédéric François Chopin (1810-1849). A montagem é uma homenagem ao centenário de Nelson a ser celebrado em agosto. Representante da literatura teatral do seu tempo e ativista da ditadura militar dos anos 1970, o dramaturgo realista escreveu 17 peças, sendo muitas vezes taxadas como obscenas e imorais. A montagem tem direção de Dan Rosseto. Com Ligia Paula Machado.

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo - Telefone (11) 3285-6986
Sábado, 22h30; domingo, 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Classificação: livre. Até o dia 29

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial



04/20/2012


Artigos Relacionados


Mostra latino-americana de teatro de grupo agita o final de semana

Mostra Universo Fotográfico figura entre os destaques da semana

Mostra sobre Raul Seixas figura entre os destaques da semana

Espetáculo La Traviata figura entre os destaques da semana

Exposição São Paulo em 1860 figura entre os destaques da semana

Exposição O imaginário de Babinski figura entre os destaques da cidade