Mostra reúne obras nacionais e internacionais do cinema independente em MG
A Mostra CineBH chega à quarta edição com o objetivo de tornar-se uma das principais janelas do cinema brasileiro independente para o mercado internacional. Entre a próxima quinta-feira (21), até 26 de outubro, profissionais do mercado de cinema dos EUA, Europa e América Latina estarão em Belo Horizonte para conhecer a nova safra da produção audiovisual brasileira, além de trocar experiências e colaborar na construção deste primeiro evento de mercado do cinema brasileiro independente.
Paralelamente e em diálogo, será exibida produção estrangeira lançada nos principais festivais internacionais. Ao todo a programação exibirá 78 filmes nacionais e internacionais, sendo 31 longas, um média e 46 filmes de curta duração, divididos em 59 sessões ao longo dos seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público.
O Brasil CineMundi – 1st International Coproduction Meeting vai abrigar a programação de debates e workshops, com profissionais brasileiros e internacionais, na busca de esclarecer os mecanismos dos financiamentos e coproduções internacionais e apontar caminhos para a inserção da produção audiovisual brasileira no mercado exterior.
Ao longo da programação da 4ª CineBH, a Mostra Contemporânea, assinada pelo crítico de cinema Pedro Butcher, apresenta títulos nacionais e internacionais que ocuparão as telas da Vila do Cinema instalada no bairro Santa Tereza e no Cine Humberto Mauro.
Integram a programação os filmes brasileiros Memória Cubana, de Alice de Andrade e Ivan Nápoles e Chantal Akerman, de cá, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira. A mostra internacional está composta pelos títulos mundiais de destaque, filmes como o francês Turnê, de Mathieu Almaric; o iraniano Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami; o coreano Poesia, de Lee Chang-dong; os italianos Vencer, de Marco Bellocchio e Napoli, Napoli, Napoli, de Abel Ferrara, e o norte-americano Minhas Mães e Meu Pai, de Lisa Cholodenko.
Ainda como parte da programação internacional, teremos a exibição de importantes filmes latinos recentes, que servirão para ilustrar os debates sobre coprodução do Brasil CineMundi, como El Custodio, de Rodrigo Moreno; e Do Outro Lado da Lei e Leonera, de Pablo Trapero, este último parte da homenagem que será prestada este ano pela Mostra CineBH à Videofilmes, produtora reconhecida pela qualidade técnica e artística de seus trabalhos e pela diversidade de campos de atuação, buscando mesclar em sua carteira cineastas jovens e consagrados.
Mais uma novidade da programação internacional da Mostra CineBH 2010 é a parceria e o intercâmbio com o festival italiano Terra di Tutti Film Festival. Os brasileiros poderão conferir filmes italianos que privilegiam a temática socioambiental, selecionados especialmente para este novo panorama. Em contrapartida, os italianos verão uma mostra do cinema contemporâneo brasileiro, escolhida pela Universo Produção.
Complementam a programação da 4ª CineBH uma seleção da atual safra da produção de curta duração nacional e internacional – ao todo serão exibidos 46 curtas distribuídos em sete séries que reúnem produções do Brasil, Israel, Nova Zelândia, EUA, Alemanha, Romênia, França, Itália, Sérvia.
Fonte:
Ministério da Cultura
20/10/2010 17:23
Artigos Relacionados
Mostra de Cinema de Tiradentes terá exibição de 134 produções nacionais
Mostra reúne 20 obras concretistas em Fortaleza
Mostra virtual reúne documentos e obras raras do período colonial
Mostra no Museu Afro Brasil reúne obras sobre vida de Cristo
Festival de Cinema Independente de Lisboa aceita inscrições
Festival de Cinema Independente de Roma aceita inscrições