Mozarildo comenta resultado de pesquisa do Senado com população idosa



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) analisou os resultados de pesquisa realizada pelo Serviço 0800 - A Voz do Cidadão sobre a legislação relativa aos cidadãos da terceira idade no país. De um total de mais de 14 mil brasileiros que contataram o serviço entre janeiro e maio de 2003, foram ouvidas 703 pessoas, sendo que 70% eram do sexo masculino, mais de 50% tinham entre 30 e 59 anos, cerca de 30% tinham curso superior e 41% haviam concluído o ensino médio.

O parlamentar considerou o levantamento oportuno e útil, já que a discussão de leis para o idoso está na ordem do dia no Congresso Nacional. Ao expor os resultados da pesquisa, Mozarildo destacou, inicialmente, que 72% dos entrevistados sabiam que o Senado Federal estava discutindo o projeto de lei da Câmara (PLC nº 57/2003) aprovado nesta semana pela Casa e que dispõe sobre os direitos dos idosos. Conforme assinalou, 98% dos entrevistados julgaram tal discussão como muito importante.

Apesar do entusiasmo dos entrevistados com o Estatuto do Idoso, a consulta revelou uma tendência a se avaliar desfavoravelmente a legislação sobre o assunto já em vigor. Enquanto 38% julgaram as leis brasileiras que tratam dos cidadãos da terceira idade parcialmente adequadas, outros 38% consideraram-nas inadequadas e só 15% avaliaram-nas como adequadas. A exemplo dos pesquisadores, o senador pefelista disse acreditar que tal julgamento pode representar mais o descontentamento da sociedade pelo não cumprimento do que pela inadequação da legislação existente.

Mas, independente do resultado dessa avaliação, Mozarildo Cavalcanti reafirmou seu compromisso com os idosos brasileiros, assegurando que fará todo o possível para aperfeiçoar as leis vigentes.

- Estejam certos também de que esta Casa Legislativa tudo fará para o resgate do respeito, da cidadania, e para a promoção dos direitos dessa parcela tão importante de nossa sociedade - acrescentou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje quase 15 milhões de brasileiros com idade superior a 60 anos.



26/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna comenta resultado de pesquisa na Paraíba

Cultura divulga resultado de prêmio de inclusão da pessoa idosa

Evento discute a situação da população idosa

Garibaldi comenta pesquisa que mostra necessidade do Senado

Brasil será detentor da sexta população idosa do mundo

População idosa no Brasil cresce e diminui número de jovens, revela Censo