Mozarildo comunica que impetrou ações na Justiça contra o governador de Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comunicou nesta quinta-feira (10) que entrou com duas ações na Justiça contra o atual governador de Roraima, José Júnior, que o teria ofendido com palavras de baixo calão em um evento público.
Mozarildo disse que na quarta-feira (9) entrou com uma ação penal no Superior Tribunal de Justiça para que o governador seja punido na forma da lei. Ao mesmo tempo, ele também impetrou ação na Justiça de Roraima, de natureza civil, pelas mesmas ofensas, a fim de obter indenização por danos morais.
O senador relatou que na eleição de 2006 fez parte do grupo político liderado pelo então governador Otomar Pinto, do qual também fazia parte o então vice-governador José Júnior. Com a morte de Otomar, José Júnior assumiu o cargo de governador de Roraima. Na oposição e concorrendo na mesma eleição estava o grupo liderado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Mozarildo disputou a reeleição ao Senado contra a esposa de Jucá, que era prefeita de Boa Vista.
Mozarildo lembrou que, na época, Jucá subiu à tribuna do Senado para chamar Otomar Pinto de bandido e acusar o seu vice José Júnior de estar sendo procurado pela polícia. O senador disse que, após a morte de Otomar em 2007, José Júnior assumiu o cargo de governador e surpreendentemente se aliou a Romero Jucá.
- Hoje, fazem uma parceria política em que ele [Jucá] pretende se re-eleger senador e o governador, que nunca foi eleito para nenhum cargo, herdou o governo - disse o senador.
Mozarildo criticou o fato de alguém, numa eleição, acusar o adversário de ladrão e, em outra, estar ao seu lado, no mesmo palanque, trocando elogios. Para o senador, bastava José Júnior ter mantido a união do grupo original e o diálogo com a oposição, "mas não precisava fazer essa amigação que está hoje feita lá".
O parlamentar também acusou o atual governador de despreparo e apontou
Denúncias segundo as quais ele estaria gastando o dinheiro do estado em proveito próprio e "com festanças".
Mozarildo disse que José Júnior recebeu o governo do estado com sobra de recursos e agora vai deixá-lo com dívidas. Ele acrescentou que os setores de segurança, saúde e educação estão "um caos" e que, diante desse quadro, resolveu retirar o seu apoio ao governador em novembro do ano passado. O senador assinalou que após essa decisão, o governador passou a agredi-lo com palavras de baixo calão em eventos públicos.
- Não se pode brincar com a honra de ninguém. Não é por que ele é governador que pode, mesmo em uma pequena reunião, fazer comentários depreciativos sobre quem quer que seja - afirmou.
10/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo comenta julgamento do governador de Roraima pelo TSE e diz confiar na justiça
Mozarildo anuncia medidas contra governador de Roraima
Mozarildo faz novas denúncias contra governador de Roraima
Mozarildo reforça denúncias de corrupção eleitoral contra governador de Roraima
Mozarildo Cavalcanti registra denúncias de irregularidades contra o governador de Roraima
Mozarildo pede rapidez na investigação das denúncias contra o governador eleito de Roraima