Mozarildo defende federalização da atenção básica à saúde



Em discurso nesta segunda-feira (13), o senador Mozarido Cavalcanti (PTB-RR) registrou a passagem do 12º aniversário do Hospital da Criança Santo Antônio, localizado em Boa Vista, e aproveitou para defender uma espécie de “federalização” da atenção básica à saúde, com um trabalho mais próximo e efetivo dos técnicos das delegacias estaduais do Ministério da Saúde e de entidades como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Em sua opinião, os percentuais a serem aplicados no setor, conforme prevê a regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000, deveriam ser invertidos, ou seja, a União é quem deveria arcar com os maiores repasses, de 15% do Orçamento, enquanto os municípios deveriam arcar com 10%, percentual que nem conseguiu se estabelecer para a União na votação no Congresso.

– Devia ser inversa essa pirâmide: o governo federal devia ser obrigado a gastar pelo menos 15%; o estado, 12%; e o município, 10% – avaliou.

Para Mozarildo, se houvesse mais cuidado com a atenção à saúde da criança e da mulher, estaria se cuidando de 80% dos problemas de saúde de qualquer localidade no país.

Energia elétrica

O parlamentar também mencionou os 11 anos da inauguração do chamado “linhão de Guri”, uma extensão da rede elétrica numa linha que traz energia da Hidrelétrica de Guri, na Venezuela, até Roraima.

A extensão foi um marco na vida de Roraima, observou o senador, mas há alternativas mais simples para garantir a energia à população, como a construção da Hidrelétrica do Cotingo, lá na Cachoeira do Tamanduá, no Rio Cotingo, que fica dentro da reserva indígena Raposa Serra do Sol.

Mozarildo também apresentou requerimento de voto de aplauso e louvor aos economistas pelas comemorações do Dia do Economista, nesta segunda-feira.



13/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam defende federalização da educação básica

Acir Gurgaz defende federalização da educação básica

Cristovam Buarque defende federalização da educação básica

70% dos brasileiros têm atenção básica à saúde

Atenção básica à saúde tem R$ 769 mi extras

Academia da Saúde é destaque em Mostra de Atenção Básica