Mozarildo lamenta declaração de religioso contra uso de preservativo



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) comentou recente declaração do cardeal colombiano dom Alfonso Lópes Trujillo, prelado da Igreja Católica da América do Sul, a respeito da ineficácia dos preservativos no controle da transmissão do vírus da Aids por via sexual.

- É lamentável que uma autoridade de uma das mais importantes organizações religiosas mundiais utilize os meios de comunicação a que tem acesso para disseminar dúvidas e causar preocupações absolutamente infundadas no espírito da humanidade - afirmou.

Enquanto organizações internacionais dedicadas à preservação da saúde buscam a duras penas reduzir os estragos dessa epidemia no mundo, afirmou o senador, -chega a ser perverso- levantar esse tipo de suspeita.

- O preservativo já mostrou, seja no controle da natalidade, seja no controle de outras doenças sexualmente transmissíveis, que é o mais eficiente e barato sistema de proteção - considerou, creditando ao produto o mérito de proteger -todos quantos têm vida sexual ativa-.

Como médico, o senador por Roraima sustentou que a afirmação de que o preservativo não consegue impedir a passagem do vírus da Aids por este ser 450 vezes menor do que o espermatozóide, atribuída ao cardeal, contraria todas as comprovações científicas, laboratoriais e a experiência de quem usa o método. Embora reconheça o direito de a Igreja Católica defender seus princípios morais e sua doutrina de reprodução humana, Mozarildo deplorou a atitude de contestar o que, a seu ver, é uma verdade científica.

- Se, por trás das palavras do cardeal, está a idéia de que as pessoas irão se abster da prática sexual por não usar preservativo, é jogar com a vida e a morte das pessoas - analisou. E classificou como crime contra a humanidade a tentativa de se incutir uma crença de que a -camisinha- é ineficiente, pois isso levaria à pratica do sexo sem proteção, em vez de motivar as pessoas a adotarem a abstinência sexual.

Ao registrar que protestava veementemente contra as declarações do religioso, o senador observou que as estatísticas comprovam a retração da Aids, com queda no número de casos e de mortes, após a incorporação do preservativo nos hábitos sexuais da população.




07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo protesta contra declaração de Jucá sobre ZPEs

ALCÂNTARA LAMENTA MORTE DE RELIGIOSO

Dutra lamenta declaração de Gregori

SAAD LAMENTA DECLARAÇÃO DE DEPUTADO SOBRE IRIS

Paim lamenta declaração de Lula sobre campanha para o governo do RS

Procon-SP notifica fabricante do preservativo Olla