"Mulheres do Brasil" fica aberta ao público no Planalto até 9 de novembro



As Guerreiras guardam a entrada, enquanto Vidinha pula corda, Augusta cuida do bebê e Maria da Praia estende a canga para deitar na areia. Dona Sinhazinha está com sua roupa de domingo e Manuela mostra passos do balé. Essas e muitas outras personagens fazem parte da exposição Mulheres do Brasil, da artista plástica Eliana Kertész, aberta nesta terça-feira (08), no Palácio do Planalto. “As esculturas da Eliana têm uma alegria que vem de dentro, têm a alma brasileira”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, ao inaugurar a mostra.

As esculturas selecionadas pela artista para a sua primeira exposição em Brasília estão organizadas por temas, como as mulheres de Jorge Amado, de fibra, de leveza, de bronze e de amor. “Hoje, nós, mulheres, ocupamos cada vez mais espaços na sociedade e além de tudo temos uma presidenta, mas não perdemos o mais importante, que é o sentimento, a emoção que seguimos plantando no mundo todo”, defende a artista.

A proposta para expor no Palácio do Planalto surgiu a partir de um comentário da própria presidenta. “Ela tinha conhecido um de meus livros, gostou das peças, e disse que eu deveria expor no Palácio do Planalto; quando soube disso, corri atrás”, conta Eliana.

Além de ter conhecido os trabalhos da artista baiana por meio da publicação, a presidenta Dilma Rousseff também revelou, ao falar na abertura da exposição, que tem duas peças da artista. “Para mim, é uma honra abrir esta exposição, especialmente neste Outubro Rosa; é sempre uma alegria transformar esta obra de arte que é este palácio em uma galeria de arte”, disse a presidenta, numa referência à campanha de detecção do câncer de mama, ao longo de todo o mês.

Antes de chegar a Brasília, as obras de Eliana Kertész já passaram por muitos países, como França, Portugal, China e Itália, onde foi premiada com a terceira colocação na categoria escultura na V Bienale di Roma, em 2004.

Serviço

A exposição “Mulheres do Brasil” fica aberta ao público até o dia 9 de novembro, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília. A entrada é gratuita.

Fonte: 

Blog do Planalto



08/10/2013 21:17


Artigos Relacionados


Dívida líquida do setor público fica estável em relação ao PIB em novembro

Exposição "Mulheres do Brasil" entra em cartaz no Palácio do Planalto

Mostra fotográfica "Mulheres do Brasil" fica em cartaz até domingo no MIS

Especializada em transporte público urbano, Biblioteca do Metrô é aberta ao público

Confiança da indústria fica estável em novembro

Consulta pública ao projeto Cidades Digitais fica aberta até dia 10