Município que tiver ao menos uma árvore por habitante poderá receber incentivo



O Senado vai deliberar sobre projeto destinado a instituir o selo Árvore do Bem, a ser conferido pelo governo federal aos municípios que tenham em área urbana, no mínimo, uma árvore por habitante. Deverão ser plantadas preferencialmente espécies nativas, em vias, praças e demais logradouros públicos, excluindo-se as localizadas em áreas privadas, nos parques e nas demais unidades de conservação situadas na área urbana.

Apresentado na Câmara dos Deputados, o projeto (PLC 52/2013) determina que os municípios contemplados com esse selo terão prioridade na obtenção de recursos da União destinados a programas especiais nas áreas de saneamento, infraestrutura, habitação, saúde, educação e transporte.

O projeto estabelece que a população municipal considerada para os fins desse Selo Árvore do Bem será a constante na mais recente contagem da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a contabilização das árvores deverá ser feita anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O projeto se encontra na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde aguarda a apresentação de emendas. Dali seguirá para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).



19/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Município que racionalizar uso da água em prédios públicos vai receber incentivo

Ex-contribuinte pode manter benefício da Previdência se tiver contribuído por pelo menos 15 anos

Ziukolski: municípios vão receber R$ 8 bilhões a menos do FPM

Minc defende mais incentivo à preservação e menos concessão ao desmatamento

Município de Elias Fausto vai receber Centro Conviver

Registro é o próximo município a receber a Caravana da Inclusão