Municípios acreanos aguardam com receio o período das chuvas



Os moradores de Brasileia e Assis Brasil, no Acre, estão acostumados com a seca no período de agosto a outubro. O que eles temem agora é o período “das águas”, que começará em outubro a abril. Na enchente deste ano, Brasileia foi a cidade mais afetada de todo o estado pelas fortes chuvas e cerca de seis mil dos 22 mil habitantes do município foram afetados.

Toda parte baixa da cidade foi alagada. Em alguns pontos próximos ao rio, lojas e casas foram totalmente ou parcialmente cobertas. Todas as lojas que sobraram no calçadão foram interditadas no último dia 19 pelo Ministério Público.

Mesmo assim parte dos lojistas se recusa a deixar o local mesmo vendo, ainda, a destruição que o rio causou a comerciantes vizinhos.
É o caso do dono de farmácia Licurgo Hassem. “Essa não é área de barranco, não tem perigo de desbarrancar. A área de barranco fica a 60 metros daqui”, disse o acriano de 57 anos e que nasceu na cidade.

Quanto ao período de estiagem, Licurgo Hassem disse que acompanha “visualmente”, ano a ano, o comportamento do rio. A seu ver essa não é a pior seca dos últimos anos. No sábado e manhã deste domingo choveu na cidade. Hassen acredita que a seca é um “fenômeno marcado e premeditado pela natureza que não dá para se mensurar”.

O aposentado Epaminondas Rodrigues, 73 anos, também nascido em Brasileia, é outro que acredita numa nova reedição da cheia de 2012. “Não acho que a tendência [da seca e das chuvas] seja de se intensificarem. Os campos estão verdes e não se compara à estiagem deste ano com a de 2006”, disse o aposentado.

Estudos feitos pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), mostra o contrário: uma tendência de estiagens e período de chuvas cada vez mais intenso.

Leia mais:

Seca reduz nível do Rio Acre a menos de 2 metros de profundidade

Redução do nível do Rio Acre leva governo estadual a decretar situação de emergência

Governo lança Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais

Fonte:

Agência Brasil




20/08/2012 17:03


Artigos Relacionados


Sibá lê texto para homenagear centenário de municípios acreanos

DNIT concentra esforços para período de chuvas

MDS anuncia 5 mil cestas de alimentos para Roraima no período das chuvas

Período de chuvas deve retardar recuperação dos estragos em Roraima

Força Nacional do SUS reforça ações para período de chuvas

Pernambuco e Paraíba iniciam simulados de prevenção para o período das chuvas