Municípios de Minas Gerais recebem bibliotecas rurais
O Programa Arca das Letras proporciona leitura às comunidades da zona rural
O Programa Arca das Letras entregou, nessa terça-feira (29), duas novas bibliotecas para as comunidades rurais de Cachoeira e Grama, do município de Descoberto (MG). O programa tem o objetivo de levar literatura para o campo e vai doar cerca de 200 livros em cada arca para beneficiar mais de 100 famílias.
A partir desta ação pretende-se ampliar as parcerias em Minas Gerais e consolidar o Arca das Letras como ação de biblioteca e leitura no campo. Segundo a coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, a intenção é ganhar o reconhecimento das comunidades rurais. “E, também, contribuir com as ações prioritárias do governo federal para a erradicação da pobreza extrema, do trabalho escravo e da exploração do trabalho infantil”, completa.
Para a assistente social das comunidades que serão beneficiadas, Renis Souza, 30 anos, as bibliotecas serão uma oportunidade de acesso da comunidade à cultura e à informação, o que ajudará na permanência da população no meio rural. “Atualmente, estamos observando nas comunidades rurais a precariedade de lazer, de fontes de renda e o desinteresse pelas atividades culturais, fatores que, entre outras coisas, levam as pessoas a migrarem para os centros urbanos”, justifica.
- Tocantins e Maranhão ganham 20 novas bibliotecas rurais
- Agentes de leitura de todo o País debaterão programa Arca das Letras
- Comunidades rurais de Mato Grosso do Sul ganham 52 bibliotecas
30/01/2013 17:40
Artigos Relacionados
Quilombolas de Minas Gerais recebem bibliotecas do programa Arca das Letras
Vinte municípios de Minas Gerais recebem máquinas do PAC 2
Municípios de Minas Gerais recebem R$ 220 mil da Defesa Civil Nacional
Municípios de Minas Gerais recebem recursos da Defesa Civil
Comunidades rurais do Amazonas recebem bibliotecas Arca das Letras
Prefeitos de Minas Gerais recebem máquinas e veículos em Betim (MG)