Municípios estruturam a criação da Região do Alto da Serra do Botucaraí
Prefeitos, vereadores e entidades de classe de 24 municípios próximos a Soledade formaram a comissão especial, que buscará a criação do Conselho Regional do Alto da Serra do Botucaraí. O grupo atuará em conjunto com a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Giovani Cherini, do PDT.
Ontem (Sexta-feira, 06), a comissão reuniu-se com os representantes dos municípios, na Câmara Municipal de Soledade, quando ficou definida a participação em 22 Plenárias do Orçamento Participativo para aprovar a formação da nova regional.
Segundo o deputado Cherini, Soledade e outros 23 municípios estão dividos em relação aos serviços públicos, chegando a pertencer, em muitos casos a mais de uma regional. É a situação, por exemplo, das áreas de assistência social e saúde, que embora integrem a mesma secretaria de muitos municípios, pertencem a regionais diferentes.
A secretária de Saúde de Soledade, Élia Piccoli Valendorff, disse que isso dificulta ações conjuntas da região, o que reforça a necessidade de criação do Conselho Regional. A situação mais grave, disse o deputado, está na Segurança Pública. A Brigada Militar, que hoje dispõe de apenas dois veículos para atender a demanda, pertence a regional de Passo Fundo, que fica a 70 Km de Soledade.
Um projeto do governo pretende transferir a BM para a Regional de Lajeado, localizada a mais de 120 Km. O Capitão Felisberto Cunha da Silveira disse que em muitos casos, atende a determinados municípios e não pode agir em outro muito próximo, porque a regional é diferente. Ele garantiu que se houver troca de regional o serviço da BM ficará ainda mais prejudicado.
O coordenador da comissão especial que vai buscar aprovação da indicação para a criação de uma nova Região no Estado junto ao OP, Flávio Godói da Rosa, deu outro exemplo para a situação dos 24 municípios. Segundo ele, em Fontoura Xavier, que fica a 28 Km de Soledade, a Brigada Militar atua sob orientação da Regional de Lajeado, distante a mais de 100KM. Para ele, assim que for aprovada a criação da nova Regional, todos os serviços públicos dos municípios ficarão facilitados e garantirão qualidade no atendimento à população.
Além de aprovar a formação da comissão especial, a Comissão de Assuntos Municipais convidará o governador do Estado, Olívio Dutra, para uma nova reunião, depois do dia 6 de junho, oportunidade em que pretende apresentar o resultado das plenárias do Orçamento Participativo.
O deputado Cherini anunciou ainda que enviará ofício ao governo para que, enquanto não for oficializada a Regional do Alto da Serra do Botucaraí, para que não seja retirado nenhum órgão público de Soledade, como ameaça acontecer. Conforme o parlamentar, existe sério risco de o município perder a Delegacia Regional de Ensino, a exemplo do que já ocorreu com a Delegacia Regional de Polícia e o escritório do IBGE.
Também foi aprovada a apresentação de uma emenda ao Projeto de Lei da deputada Maria do Carmo, do PPB, que pretende reestruturar os Coredes, para que seja criado o Conselho de Desenvolvimento da Região do Alto da Serra do Botucaraí.
04/06/2001
Artigos Relacionados
Assuntos Municipais debate a criação da Região do Alto da Serra do Botucaraí
Governo recebe relatório para a criação da Região do Alto da Serra do Botucaraí
PDT do Alto da Serra do Botucaraí lança Fortunati ao governo
Alto da Serra do Botucaraí surge como uma nova regional
Alto da Serra do Botucaraí quer formar sua própria regional
Região do Alto do Botucaraí será oficializada amanhã