Municípios gaúchos assinam compromisso de implantar coleta seletiva



Representantes da Fundação Nacional de Saúde e das prefeituras de 15 municípios gaúchos vão elaborar um termo de compromisso para implantação da coleta seletiva, de forma gradual, no extremo sul da região.


O compromisso foi firmado após o Seminário Regional: O Saneamento e a Gestão dos Resíduos Sólidos, que reuniu catadores, prefeitos e engenheiros, nesta sexta-feira (20), em Rio Grande (RS). O termo deve ficar pronto em 30 dias. 


Conforme combinado, ainda, as prefeituras contarão com o apoio da Universidade de Rio Grande (Furg) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no diagnóstico e levantamento de dados. Paralelamente, os grupos devem elaborar um plano de gestão de resíduos sólidos regional.


No evento, os debates deram destaque à falta de profissionais especializados nas prefeituras – engenheiros, advogados, economistas, biólogos –  para trabalhar no planejamento e execução das ações relacionadas aos resíduos sólidos. 


O seminário, realizado pela Funasa e Furg, com apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) teve a participação de 400 pessoas , entre prefeitos, secretários, professores, estudantes, lideranças comunitárias, catadores e recicladores. 


Fonte:
Funasa



20/08/2010 19:10


Artigos Relacionados


Municípios têm até 8 de junho para mostrar como vão implantar coleta seletiva

Coleta Seletiva Solidária

Campanha Coleta Seletiva de Lixo

País investirá R$ 1,5 bi em coleta seletiva

Superintendência do Trabalho incentiva coleta seletiva no PR

26 milhões de brasileiros têm acesso à coleta seletiva