Municípios paulistas aderem ao Programa Crack, é possível vencer
O Programa Crack, é possível vencer será estendido a mais 12 municípios do Estado de São Paulo. O governo federal deve fazer o investimento dos recursos para fortalecer a segurança pública e o atendimento em saúde e assistência social voltados ao cuidado e tratamento de dependentes químicos nas cidades de Barueri, Bauru, Campinas, Cotia, Embu das Artes, Franca, Guarulhos, Praia Grande, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente e Taubaté. A cerimônia de assinatura do termo de adesão ao programa acontece nesta terça-feira (23), na Prefeitura Municipal de São Paulo.
A partir de agora, a política nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas já alcança 28 municípios paulistas. Lançado em dezembro de 2011, o programa Crack, é Possível Vencer é um conjunto de ações do governo federal para enfrentar de forma intersetorial os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.
As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.
Já aderiram ao programa o Distrito Federal e mais 17 estados: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará e Goiás.
Saiba mais sobre o programa aqui
Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack
Para auxiliar o planejamento e o monitoramento das ações nos municípios, foi criado dentro do Sistema de Informação e Monitoramento da Presidência da República (SIMPR) a área do programa Crack, é possível vencer. O acesso ao sistema é feito por meio deste endereço. Na fase inicial, somente os estados, o Distrito Federal e os municípios com população acima de 200.000 habitantes têm acesso ao sistema.
Fontes:
30/08/2013 12:50
Artigos Relacionados
Dez municípios de Minas Gerais aderem ao Programa Crack, é possível vencer
Mais três municípios do Ceará aderem ao Programa Crack, é possível vencer
Oito novos estados e 28 municípios aderem ao Crack, é possível vencer
Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió aderem ao Crack, É Possível Vencer
Goiás adere ao Programa Crack, é possível vencer
Acre dá início ao programa Crack, é possível vencer