Municípios terão mais prazo para solicitar profissionais de atenção básica de saúde



Os municípios participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica  (Provab)  têm até a próxima terça-feira (15) para confirmar o interesse em receber os profissionais bolsistas no programa. A participação deve ser confirmada por meio do site do Provab e do preenchimento do termo de compromisso. Os médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vão atuar na atenção básica durante 12 meses e receberão bolsa, no valor de R$ 2.384,82, custeada pelo Ministério da Saúde.

Provab: médicos, enfermeiros e dentistas terão bolsa anual de R$ 2, 3 mil para qualificação.

 

Lançado em dezembro do ano passado, o Provab cria incentivos para profissionais atuarem na atenção básica em municípios com carência de profissionais, áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas. O objetivo é consolidar a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, a fim de aumentar a qualidade do serviço de saúde e desenvolver o provimento e a fixação de profissionais de saúde em áreas prioritárias.

“A atenção básica é responsável pela resolução de 80% dos problemas de saúde do brasileiro, por isso é importante investir e melhorar o padrão de qualidade da assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]”, explica a diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mônica Sampaio.

A confirmação por parte do gestor público é o passo inicial para a efetividade do programa, pois a partir dessa sinalização é feita a distribuição dos profissionais selecionados no Provab. “Essa indicação é primordial para distribuirmos de forma mais definitiva e efetiva os trabalhadores bolsistas”, ressalta a diretora.

Inscrição

As inscrições dos profissionais selecionados no Provab que tenham interesse nas bolsas devem ser realizadas de 16 a 23 de maio. Eles precisam acessar o site da Unasus  e, por meio da Plataforma Arouca, se inscrever para as vagas já indicadas pelos gestores públicos.

Para ter direito à bolsa mensal paga pelo Ministério da Saúde, o profissional não poderá ter sido contratado pelos municípios participantes do Provab, ter vínculo empregatício com a atenção básica, ou completar, substituir ou compor equipes já atuantes no município. Ele terá, ainda, que cumprir, semanalmente, oito horas em atividades acadêmicas e 32 horas em atividades práticas nas unidades básicas de saúde e na gestão da atenção básica do município. A bolsa será concedida no prazo improrrogável de 12 meses, contados a partir da data de matrícula no curso de especialização.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



10/05/2012 19:51


Artigos Relacionados


Municípios têm até esta sexta-feira (11) para pedirem profissionais de atenção básica em saúde

Serviços de atenção básica do programa Saúde da Família chegarão a mais 56 municípios

Provab oferece 3,7 mil vagas de trabalho a profissionais de saúde em atenção básica

Ministério da Saúde lança edital de convocação Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica

Equipes de atenção básica de saúde do País terão teleconsultoria a distância

Saúde vai liberar mais recursos para equipes de atenção básica