Museu da Imigração apresenta exposição virtual sobre SP



Capital paulista é retratada em depoimentos e fotos dos 96 bairros distritais

Dando continuidade às ações da Semana Nacional dos Museus, o Museu da Imigração apresenta uma exposição virtual interativa chamada Cosmopaulistanos: as pessoas, os caminhos, a cidade. O título vem da obra Cosmópolis, de autoria do escritor Guilherme de Almeida, datada no final da década de 20 e publicada em uma série de oito reportagens em 1962, que retratava as diferentes formações imigrantes em bairros da capital.

A mostra é um passeio pelo mapa da cidade dividido em 96 bairros distritais de São Paulo. Clicando sobre cada bairro, o visitante pode acessar as histórias, trajetos e memórias por meio de fotos, textos e até depoimentos em vídeos, oferecendo um novo olhar sobre o tema de Guilherme de Almeida em um novo século.

O visitante pode participar da exposição escrevendo um comentário. "Convidamos a todos a contar suas visões apaixonadas pela cidade, pelos nascimentos, renascimentos, e pela diversidade cultural e paisagística", comenta a diretora técnica do Museu da Imigração, Marília Bonas.

Do Portal do Governo do Estado

 



05/30/2012


Artigos Relacionados


Museu da Imigração inaugura exposição sobre origens das famílias brasileiras

Situação do imigrante é tema de exposição no Museu da Imigração

Museu da Imigração reflete situação do imigrante em exposição

Exposição do Museu da Imigração reflete situação do imigrante

Museu da Casa Brasileira apresenta exposição sobre o mobiliário brasileiro

Museu da Diversidade apresenta a exposição "Crisálidas"