Museu da Língua Portuguesa prepara surpresas para o Dia das Crianças



Curupira, Saci, Boto cor-de-rosa, Sapo Cururu e muitos palhaços invadem o museu

Para comemorar o Dia das Crianças, o Museu da Língua Portuguesa preparou programação especial gratuita nos dias 4 e 11 de outubro, dois sábados, quando a entrada no Museu também é franca. “Escolhemos fazer nos sábados que antecedem a data, pois, assim, as crianças e suas famílias ganham um passeio completo de presente”, explica Antonio Carlos Sartini, superintendente do Museu da Língua Portuguesa.

A riqueza do folclore brasileiro será apresentada na forma de literatura de cordel, com muito ritmo, diversão e rimas. As crianças poderão ouvir também as famosas histórias de pescador, que abordam algumas lendas, como Boto Cor-de-rosa, Iara, entre outras.  Utilizando a linguagem dos clowns (personagens antigos do teatro e do circo, também chamados de palhaços), haverá um espetáculo discutindo as eternas perguntas: Quem Somos? Onde estamos? e Qual o significado de tudo?

Confira a programação

04 de outubro
11h - "KD-EU? ou as árveres somos nozes" – Cia. Dramática de Teatro
Duração: 1h30
Idade Recomendada: a partir de 6 anos
Um executivo ouve de sua mulher a seguinte pergunta: “querido, você já reparou que o seu nariz está levemente caído para o lado direito?”. A partir desse momento, inicia sua trajetória em busca de sua real identidade, e da resposta para  a questão: “cadê eu?”.
Resultado de um trabalho em pesquisa de linguagem clownesca realizada em 2007, sob a direção de Bete Dorgam, o espetáculo foi construído a partir de improvisações de textos de Franz Kafka, Heiner Müller, Luigi Pirandello, Eugéne lonesco, Ítalo Calvino, Otto Lara Resende, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. As cenas, estruturadas na forma de pequenos esquetes, estabelecem um diálogo constante com a trilha sonora executada ao vivo durante o espetáculo.

11 de outubro
15h – Mitos brasileiros em cordel – César Obeid e Renata Perez
Idade: Livre
Quem nunca ouviu as estripulias e artimanhas do Saci Pererê? Quem nunca achou muito engraçado os pés virados pra trás do Curupira? Quem não conhece e se encanta com os segredos e mistérios da Iara? Toda a riqueza desses e de muitos outros mitos do folclore brasileiro, agora é apresentada na forma de literatura de cordel, com muito ritmo, diversão e rimas contagiantes. Ao final serão realizados improvisos para integração da platéia.

16h – Histórias de Pescador – Teatro de Areia
Idade: Livre
Dois pescadores, sentados com suas varas à beira de um rio, procuram impressionar um ao outro com histórias fantásticas supostamente vividas por eles mesmos. Ao narrarem seus “causos”, contam ao público as lendas brasileiras: Iara, a Mãe D’Água; A Boiúna; O Boto Cor-de-rosa e A Criação da Noite.
Como nos demais trabalhos da companhia, a encenação é acompanhada de música ao vivo, executada pelos atores com violão, flauta transversal e percussão. No repertório, conhecidas cantigas de roda como Sapo Cururu, Peixe Vivo e Quem me Ensinou a Nadar, além de músicas especialmente compostas para o espetáculo.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa - Espaço Café
Estação da Luz, s/nº
Número de pessoas por atração: 100
Entrada gratuita no Museu e nas atrações

Do Museu da Língua Portuguesa



09/29/2008


Artigos Relacionados


Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

Museu da Língua Portuguesa apresenta programa de férias “Quintal do Museu”

Museu da Língua Portuguesa abre para visitação noturna às terças

Língua portuguesa é homenageada no 13º Salão do Livro para Crianças e Jovens

Educação: Museu da Língua Portuguesa reúne diversão e aprendizado para estudantes em férias