Museu de Arte Religiosa e Tradicional passará por obras



Começam nesta segunda-feira (13) as obras de recuperação da infraestrutura do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart/Ibram), no Rio de Janeiro. Anunciada em novembro passado, a intervenção integra as ações do Programa de Requalificação dos Museus do Ibram previstas para 2014.

Por segurança, o Mart ficará fechado à visitação pública durante a reforma, que tem previsão de ser concluída dentro de cinco meses. Os trabalhos administrativos continuam a ser executados e os funcionários da instituição irão utilizar um espaço cedido pela Ordem Franciscana Secular para suas atividades.

As obras vão restabelecer a infraestrutura do Mart, que em 2012 teve seu telhado avariado e sofreu danos em sua rede elétrica, causando um princípio de incêndio. O museu, que ficou fechado por cerca de 8 meses, foi reaberto ao público há cerca de um ano de forma apenas parcial.

A intervenção vai incluir recuperação da rede elétrica do prédio, cabeamento estruturado, infraestrutura para sistema de segurança e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), além da pintura do museu.

Situado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos e fundado em 1982, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio oferece uma exposição permanente de arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário. Valioso exemplar da arquitetura franciscana, o prédio, cuja construção data de 1686, é tombado desde 1957 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte:

Instituto Brasileiro de Museus



13/01/2014 15:57


Artigos Relacionados


Aberta licitação para recuperação do Museu de Arte Religiosa de Cabo Frio (RJ)

Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta mostra de obras da Bienal

Museu de Arte Contemporânea exibe obras de antigas bienais

Museu de Arte Moderna do Rio organiza projeto com obras de artistas lusófanos

Cultura: Museu de Arte Contemporânea exibe obras do território livre

Museu do Senado passará a se chamar Museu Itamar Franco