Museu do Senado recebe relíquia do Império
O Museu do Senado acrescenta nesta terça-feira (1) uma preciosa peça ao seu acervo de raridades históricas e artísticas: a pasta de despacho que pertenceu ao senador do Império e conselheiro de Estado José Thomaz Nabuco de Araújo. A solenidade de doação, iniciativa do bisneto do senador, Afrânio de Mello Franco Nabuco, será realizada às 18h30, no Salão Nobre. Receberá a pasta, em nome da Casa, o presidente do Senado José Sarney. A pasta de despacho será doada pela família em ato que contará inclusive com a presença um tabelião de cartório, para formalizar a entrega da relíquia ao acervo do museu.
Como ministro e legislador, lançou as bases das reformas judiciária e hipotecária, fez aprovar leis sobre crimes cometidos por brasileiros no exterior e sobre casamentos mistos; reformou a magistratura e os tribunais do comércio, instituiu o Ministério Público, fundou a Ordem dos Advogados do Brasil, a qual presidiu em 1866. Fez a reforma penal, introduziu no direito brasileiro as sociedades de responsabilidade limitada e apresentou projeto de abertura do Rio Amazonas ao comércio internacional.
Ministro da justiça nos gabinetes Paraná, Abaeté e Olinda e senador pela Bahia em 1858, se tornou conselheiro de Estado em 1866, órgão presidido pessoalmente por Dom Pedro II, no qual defendeu a tese de que -o rei reina mas não governa-. O eminente abolicionista, diplomata, político, jornalista, historiador e escritor Joaquim Nabuco, seu filho, escreveu posteriormente sua biografia, intitulada Um Estadista do Império .
01/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sessões plenárias do Senado na Internet: do Império à República
Museu do Senado passará a se chamar Museu Itamar Franco
Império
A ideia de República no Império do Brasil
Museu do Rio recebe doação de itens do século 19
Museu do Futebol recebe Certificado de Excelência