Museu Goeldi promove atividades educativas e sensoriais



Com o objetivo de sensibilizar os visitantes a respeito da importância dos animais para o meio ambiente e sua relação com o homem, a oficina “A importância dos animais no ambiente” acontece na próxima sexta-feira (31), com a apresentação de espécies previamente selecionadas, além de jogos e kits educativos, animais vivos e taxidermizados.

A iniciativa faz parte do projeto “O museu na comunidade”, uma parceria do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI) com o Serviço de Educação (SEC) e o Instituto TIM. Ao longo de janeiro, a atividade ocorreu nos municípios de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, e Carutapera, no Maranhão.

Agora, as experiências serão no Parque Zoobotânico do MPEG, com trilhas de sentidos, hora do conto e oficinas. O parque está localizado na Av. Magalhães Barata, nº 376, em Belém (PA).

Na sexta-feira, a ação acontece no período da manhã, na sala de arte e ciência do Serviço de Educação do parque, com participação de Cezar Ferreira, biólogo e bolsista do museu.

Trilha

No dia 2 de fevereiro, haverá uma experiência de vivência corporal que desafia os participantes a fazerem um percurso no Parque do Museu Goeldi com os olhos vendados, a fim de estimular a percepção da natureza utilizando outros sentidos além da visão.

Ao longo da trilha, o visitante encontrará as estações do tato, com animais empalhados, artefatos indígenas e frutos; da audição, com sons de animais; do paladar, com frutas da região; e do olfato, com essências amazônicas, além de elementos que serão colocados no chão, como folhas, sementes e tapetes de serragem, e pendurados nas árvores.

A hora do conto

Também no dia 2 de fevereiro, no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico, entre 10 horas e 11 horas, ocorre a Hora do Conto, para despertar nas crianças o interesse maior para explorar o mundo mágico da leitura.

Para esta atividade será utilizado o carro da leitura do SEC, uma adaptação de um carro de tacacá, com um acervo de livros, cartilhas, kits, jogos educativos, fantoches, textos para peças teatrais, DVDs e outros materiais.

Oficina

No dia 12 de fevereiro, das 8h30 às 12 horas, na sala de arte e ciência do Serviço de Educação, o instrutor Jonilson Lima e Alcemir Aires propõe uma discussão a respeito de pinturas e gravuras elaboradas por povos pré-históricos na superfície das rochas, encontrados em diversos locais da região amazônica.

Além disso, a oficina estimulará a reprodução dessas gravuras a partir da técnica de serigrafia artesanal, utilizando como matéria prima o jornal, possibilitando a reprodução de imagens sobre tecido. 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



29/01/2014 14:21


Artigos Relacionados


Museu Goeldi faz atividades para comemorar 145º aniversário

Museu Goeldi promove seminário em Belém (PA)

Museu do Café leva atividades educativas para o Shopping Frei Caneca, na capital

Museu Goeldi promove palestra sobre evolução das aves

USP: Museu de Arte Contemporânea promove palestra sobre Oswaldo Goeldi

USP: Museu de Arte Contemporânea promove palestra sobre Oswaldo Goeldi