Museu Histórico do Pará abre exposição sobre Portinari
O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) abre a exposição "‘Portinari na Coleção Castro Maya". Composta por 57 obras originais, entre pinturas, desenhos e gravuras produzidas entre os anos de 1938 e 1959, a mostra evidencia a relação de amizade entre Portinari e o colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), que resultou na acumulação do maior acervo público do pintor - considerado o maior artista da pintura modernista brasileira.
A mostra traz as obras de Portinari adquiridas por Castro Maya em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista. Os destaques são "Menino com Pião" (1947), "O Sonho" (1938), "Grupo de Meninas Brincando" (1940), "A Barca" e "O Sapateiro de Brodósqui" (1941), "Lavadeiras" (1943) e "Morro n. 11" (1958), além da série "Dom Quixote".
Belém é a terceira capital brasileira a receber a mostra, que conta com apoio do Ministério da Cultura. A exposição tem curadoria de Anna Paola Batista e estará aberta para visitação até 02 de março de 2014.
Portinari
Nascido em 1903, numa fazenda de café em Brodowski, no interior de São Paulo, Portinari manifestou talento para a pintura desde cedo. Começou a desenhar aos seis anos e, aos nove, participou, durante vários meses, dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, auxiliando pintores italianos. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Escola Nacional de Belas Artes.
Foi reconhecido nacional e internacionalmente e virou tema de livros e mostras, dentro e fora do País. Além de desenhos, pinturas e gravuras, Portinari se destacou com seus painéis e murais. Alguns exemplos são o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e os painéis que decoram o edifício-sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A produção de Portinari, ao longo da vida, é estimada em aproximadamente cinco mil obras. O pintor morreu no Rio de Janeiro, em 1962.
Fonte:
17/01/2014 17:49
Artigos Relacionados
Museu da Língua Portuguesa abre exposição sobre Fernando Pessoa
Curso sobre Arte Contemporânea gratuito no Museu Casa de Portinari
Museu da Inconfidência abre exposição de artista autodidata
Museu Victor Meirelles (SC) abre exposição em homenagem a Eli Heil
Sarney recebe convite para ir à exposição de Portinari
Finep doa obras de Portinari para o Museu Nacional de Belas Artes