Museu Nacional será administrado pela União



Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal dessa segunda-feira (27) a Lei 5.293, que autoriza a cessão para a União do Museu da Nacional Honestino Guimarães, que integra complexo cultural localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

De acordo com a lei, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), será responsável pela administração do museu por  um prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado por autorização legislativa.

O processo de transição da gestão será feito com a participação do governo do Distrito Federal (GDF), de modo a manter o espaço de exposições temporárias e preservar o atual acervo da instituição.

A transferência definitiva se dará após celebração de termo de cessão entre a União e o GDF, seguindo o que determina a lei.

Acervos federais

Está prevista a criação de um grupo de trabalho conjunto para garantir o funcionamento e continuidade das ações programadas pelo museu durante o processo de transição, que será acordado entre as partes. Durante o período da gestão compartilhada, os servidores atuais do espaço cultural deverão ser mantidos pelo GDF.

O objetivo da cessão do museu à União é dar maior acesso ao público a obras de arte, presentes em acervos passíveis de musealização, que são de propriedade de órgãos da Administração Direta e Indireta da União. Nestes termos, o MinC, por intermédio do Ibram, deverá fazer um levantamento dos acervos pertencentes aos órgãos federais  para que venham a integrar a programação expositiva do museu.

Em paralelo, o Ibram prepara Projeto de Lei, a ser enviado à Câmara dos Deputados, criando o Museu Nacional de Brasília. O projeto visa dar estrutura ao museu, bem como criar cargos efetivos para o seu corpo técnico.

Fonte:

Instituto Brasileiro de Museus



29/01/2014 12:45


Artigos Relacionados


(Flash) - Hospital Geral Itapevi será administrado pela Ação Comunitária de Saúde Sanatorinhos

Funterra pode ser administrado pela Secretaria da Reforma Agrária

Audiência tratará de indícios de irregularidade em fundo administrado pela Eletrobras

Primeiro banco genético de animais selvagens da AL passa a ser administrado pela brasileira Embrapa

Museu Nacional de Belas Artes será reaberto na quinta-feira (17)

União só recupera 25,8% das dívidas cobradas pela Fazenda Nacional, diz Ipea