Mutirão Azul estimula uso racional da água em SP



Atividades organizadas pela Secretaria do Meio Ambiente começam nesta quarta no Parque Villa-Lobos

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado inicia, nesta quarta-feira, 19, o Mutirão Azul – Água na Medida Certa!, que prevê várias atividades nos municípios paulistas. Na capital, o evento será no Parque Villa-Lobos, a partir das 11 horas, com oficinas de educação ambiental, peças teatrais e mostra de fotografias. O mutirão marca também a abertura das comemorações do Dia Mundial da Água, a ser celebrado no próximo sábado.

O objetivo do mutirão, que reunirá órgãos públicos do Estado, prefeituras, escolas, organizações não-governamentais, associações e empresas privadas, é sensibilizar a sociedade para a questão da água. A idéia é mostrar que se trata de um recurso finito, cada vez mais escasso, principalmente nos grandes centros urbanos.

As atividades indicarão, por exemplo, que lavar carros ou calçadas com mangueira é um hábito que desperdiça, em 15 minutos, aproximadamente 250 litros de água, ou que escovar os dentes com a torneira aberta causa a perda, em 5 minutos, de quase 10 litros. 

Carência – As ações são direcionadas aos jovens e às crianças, mas o Mutirão Azul pretende conscientizar também os usuários adultos, especialmente os consumidores industriais e agrícolas, incutindo conceitos de sustentabilidade e do uso racional desse recurso da natureza. Questões referentes à poluição, ao tratamento de esgoto, ao assoreamento de rios, à preservação da mata ciliar e ao reúso da água serão divulgadas durante o seminário.

A água doce representa apenas 2,7% da água existente no mundo. Desse total, somente 0,01% se encontra nos rios. O Brasil é um país com farto quinhão desse recurso da natureza, pois abriga 13,7% da água doce do planeta. Contudo, 80% dessas águas encontram-se na Amazônia. O Estado de São Paulo, que concentra 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e 22% da população do País, dispõe de apenas 1,6%.

O cenário é mais alarmante se considerarmos a região metropolitana de São Paulo, detentora de 50% do PIB e da população estaduais. Nessa região, a carência de água já é uma realidade. 

SERVIÇO

Em São Paulo, a abertura do Mutirão Azul será realizada no Parque Villa-Lobos, na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, a partir das 11 horas, com oficinas de educação ambiental, peças teatrais e uma mostra de fotos.O evento se estenderá até o dia 6 de abril.

Durante a campanha, as informações serão divulgadas no site www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoazul

Informações, pelo telefone (11) 3133-3312 ou pelo e-mail [email protected] 

Da Cetesb



03/19/2008


Artigos Relacionados


Alckmin dá início ao Programa de Uso Racional da Água

Alckmin dá início ao Programa de Uso Racional da Água

Começa debate sobre uso racional da água

Programa de uso racional da água chegará a mais de 1.500 escolas

Professores recebem orientação sobre uso racional de água

São Bernardo adota Programa de Uso Racional da Água da Sabesp