Mutirão de mamografia atende mulheres em todo Estado



A previsão é que sejam atendidas 60 mil mulheres

Um megamutirão gratuito de mamografias está sendo realizado neste sábado, dia 27, em 280 unidades de Saúde de todas as regiões do Estado de São Paulo. O governador Cláudio Lembo participou pela manhã da abertura do mutirão do Hospital Pérola Byington, na Capital e considerou a campanha excepcional, pois "lida com a preservação da saúde da mulher, particularmente da mulher urbana, que tem tendência a uma situação de risco quanto ao câncer da mama".

Segundo o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, o objetivo é zerar a fila para realização do exame, considerado muito importante porque permite detectar precocemente casos da doença. 

"Temos mulheres que estão aguardando por um exame de mamografia até 120 dias. Com esse mutirão pretendemos diminuir o tempo de espera do paciente e se possível zerar a fila", disse o secretário.

Todas as mulheres de qualquer idade poderão participar do mutirão, desde que já tenha pedido do médico, seja da rede privada ou pública, e o leve a qualquer uma das unidades participantes. São esperadas cerca de 60 mil mulheres.

A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer uma das unidades do mutirão, não necessariamente naquela onde o exame foi originalmente marcado, poderá ser até mesmo uma unidade de outra região.

Caso a paciente não consiga realizar a mamografia no sábado, terá o seu exame marcado para os dias subseqüentes, em um período máximo de 10 dias. É fundamental que a paciente vá à unidade de saúde para agendá

05/27/2006


Artigos Relacionados


Saúde: Secretaria realiza mutirão para operar mulheres atendidas em mutirão de mamografia

100 mil mulheres participam do mutirão de mamografia

Mutirão de mamografia vai atender 100 mil mulheres

Saúde realiza mutirão de mamografia para atender 100 mil mulheres

Mutirão de mamografia vai atender 100 mil mulheres na rede pública e privada

Estado realiza mutirão de mamografia dia 17