Na avaliação da secretária-geral da Mesa, cerimônia da posse de Dilma 'foi um sucesso'



A cerimônia de posse de Dilma Roussef na Presidência da República, mesmo com a forte chuva que caiu em Brasília no ultimo sábado (1º), "foi um sucesso", na avaliação da secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra. Ela fez um balanço da solenidade em entrevista à Agência Senado e à TV Senado.

- [A cerimônia] Estava bem organizada e não houve imprevistos - disse Cláudia Lyra, ao falar sobre a organização do evento sob sua coordenação, cuja preparação durou cinco meses.

A receita para o sucesso da cerimônia de posse da presidente e do vice-presidente da República eleitos em 2010, na avaliação de Cláudia Lyra, foi a sincronia entre todos os setores da Casa envolvidos e destes com os parceiros externos. Entre eles, Cláudia Lyra citou a Câmara dos Deputados, o Gabinete de Transição de Governo, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Itamaraty, o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, conhecido como Dragões da Independência, e o 32° Grupo de Artilharia de Campanha ou Bateria Caiena do Exército.

Emergências e Segurança

No dia da posse, para garantir que tudo saísse conforme o previsto, relatou Cláudia Lyra, somente três pessoas tinham acesso a um número de celular a ser utilizado em caso de emergência: ela própria, o chefe do Cerimonial da Presidência, embaixador Renato Mosca, e a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Juliana Rebelo.

O telefone foi utilizado, por exemplo, pelo chefe do Cerimonial para informar que a presidente eleita chegaria ao Palácio do Congresso pelo Salão Branco, também conhecido como Chapelaria, e não pela rampa do Congresso, devido à forte chuva que caía naquele momento. A informação foi dada com 15 minutos de antecedência e não causou nenhum transtorno, disse Cláudia, até porque esta possibilidade já havia sido prevista no ensaio da cerimônia.

O diretor da Secretaria de Policia Legislativa do Senado Federal (SPOL), Pedro Ricardo Araújo Carvalho, disse que a alternativa da Chapelaria era mais problemática, por reunir muitas pessoas em um espaço restrito. Ele salientou, no entanto, que não houve nenhum fato que causasse transtornos.

Pedro Ricardo Araujo Carvalho, informou que para o evento foram mobilizados 200 policiais do Senado e mais 80 policiais da Câmara. A atuação da Polícia Legislativa limita-se às dependências do Congresso Nacional.

Todas as autoridades e convidados, à exceção dos chefes de Estado e de governo, passaram pelo detector de metais e raios X. Antes da cerimônia, os principais ambientes do Palácio do Congresso sofreram "varredura" com cães anti-bomba cedidos pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar.

Cláudia Lyra informou ainda que foi realizado convênio com hospitais, para o caso de emergências médicas. E a Câmara dos Deputados, parceira no processo da posse, cedeu sua ambulância para qualquer eventualidade.

Autoridades estrangeiras

Cláudia Lyra destacou, na posse da presidente Dilma Rousseff, a presença de um maior número de chefes de Estado e de governo e de representações estrangeiras entre os cerca de 1.500 convidados, em relação à posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outra novidade apontada pela secretária-geral da Mesa foi a utilização, pela primeira vez, de tradutores intérpretes da Casa para auxiliar o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, na recepção às autoridades estrangeiras no Salão Nobre.

A secretária-geral da Mesa disse ainda que nas posses anteriores os envelopes dos convites eram escritos à mão por um calígrafo, o que gerava custos altos. Desta vez, foi utilizado esse serviço somente para o livro do Termo de Posse. O atual volume, com a assinatura da presidente Dilma e do vice Michel Temer, foi iniciado com a posse do presidente Café Filho (1954-1955). O primeiro volume se inicia com a assinatura do marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891), na chamada Primeira República.



04/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretaria Geral divulga programação da posse dos senadores e da eleição da Mesa

Fotos da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora - Foto 1

Secretária-geral da Mesa e diretora-geral participam de reunião da reforma administrativa

Governador Lembo participa da cerimônia de posse do novo Procurador Geral da Justiça, Rodrigo César

Presidenta Dilma participará da cerimônia de posse de Michelle Bachelet

Chávez e Morales confirmam participação na cerimônia de posse de Dilma