Na primeira reunião do ano, Parlamento do Mercosul deve discutir febre aftosa, vistos e crise diplomática



O Parlamento do Mercosul realiza nesta segunda-feira (31), em Montevidéu, Uruguai, sua primeira reunião de 2008. A pauta do encontro inclui febre aftosa, gratuidade de vistos para estudantes e professores dos países-membros e a crise diplomática entre Equador, Colômbia e Venezuela.

O comércio de pneus usados para remodelagem também será motivo de audiência pública durante a reunião. O Brasil já conseguiu da Organização Mundial do Comércio (OMC) uma autorização para proibir a importação de pneus remodelados da Europa e, agora, Uruguai e Paraguai temem que a mesma proibição seja estendida a eles.

Sobre a aftosa, os parlamentares vão conhecer e debater o relatório preparado por uma comissão criada pelo próprio Parlamento. O documento deve conter sugestões para combater a doença, que afeta rebanhos de todos os países do bloco regional.

No mesmo encontro, tomarão posse novos parlamentares argentinos eleitos no último pleito daquele país. O Parlamento do Mercosul deve ainda discutir uma proposta brasileira e paraguaia de se convidar a diretoria da Binacional Itaipu para uma audiência pública. A idéia é inserir o debate da integração energética no Parlamento regional.



28/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reunião das comissões do Mercosul e de Agricultura tratam da febre aftosa

Parlamento do Mercosul deve discutir exploração de petróleo das Malvinas

Preço da energia de Itaipu deve ser debatido na 9ª reunião do Parlamento do Mercosul em Montevidéu

Mercosul e Agricultura se unem no combate à febre aftosa

Comissões do Mercosul e Agricultura tratam do combate à febre aftosa

Criada comissão do Mercosul para acompanhar combate à febre aftosa