Nações Unidas divulga balanço de reassentamento de refugiados no Brasil e América do Sul
Serão divulgados nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre (RS), os números mais recentes sobre reassentamento de refugiados no Brasil e na América do Sul. O anúncio será feito durante entrevista coletiva promovida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e pela ONG Associação Antônio Vieira (Asav).
A entrevista marca o início do Encontro Regional sobre Reassentamento Solidário – Twinning Programme, que acontece nos dias 25 e 26. Organizado pelo Acnur Brasil e governo da Noruega, o encontro tem apoio da Asav e do governo do Canadá. Estarão presentes representantes da Argentina, Brasil, Chile, Noruega, Paraguai e Uruguai, além de funcionários do Acnur na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador e Genebra, e organizações da sociedade civil dos países participantes.
O reassentamento de refugiados na América do Sul começou em 1999, quando Brasil e Chile assinaram com Acnur acordos específicos para receber refugiados que precisavam ser reassentados em outros países. Os primeiros projetos de reassentamento da região ocorreram no Brasil, em 2002 e 2003, com refugiados afegãos e colombianos (inclusive no Rio Grande do Sul). Atualmente, cinco países da América do Sul possuem programas de Reassentamento Solidário: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Participam da coletiva em Porto Alegre o coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), presidido pelo Ministério da Justiça, Renato Zerbini, o representante do Acnur no Brasil, Andres Ramirez, o diretor de Reassentamento da Diretoria de Integração e Diversidade do governo da Noruega, Ohene Aboagye, e a coordenadora do projeto de reassentamento implementado pela Asav no RS, Karin Wapechowsky.
Fonte:
Ministério da Justiça
24/08/2010 18:45
Artigos Relacionados
Programa das Nações Unidas alerta sobre aumento da violência na América Latina e no Caribe
Brasil é referência na Organização das Nações Unidas para Alimentação
Brasil comandará o Conselho de Segurança das Nações Unidas em fevereiro
Brasil é eleito para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas
Brasil é eleito para Conselho Econômico e Social das Nações Unidas
Dirigente das Nações Unidas espera ver o Brasil liderando debates na conferência Rio+20