Natação paraolímpica apresenta nova comissão técnica



A natação será um dos esportes em que o Brasil terá mais esperanças de medalhas nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. A modalidade rendeu ao País 14 pódios em Londres-2012, sendo nove ouros. Na história dos jogos, a natação só perde para o atletismo em total de medalhas — 83 contra 109. Para dar continuidade nos impressionantes resultados, a seleção de natação paraolímpica tem uma nova comissão técnica.

No último domingo (19), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresentou os novos responsáveis por comandar a vitoriosa equipe brasileira que tentará manter a tradição de medalhas do País na natação em 2016. Leonardo Tomasello será o técnico-chefe, auxiliado pelo treinador e preparador físico Henrique Oliveira e por Felipe Silva, que ficará responsável pela seleção de jovens. Os três se juntam a Alexandre Vieira e Rui Menslin, que já faziam parte da equipe.

Aos 29 anos, Tomasello treinou a equipe de natação do Corinthians e do Pinheiros e foi auxiliar de Alberto Pinto, técnico que trabalhou com Cesar Cielo e hoje treina Thiago Pereira. No esporte paraolímpico, Tomasello treinou o nadador André Brasil em 2010, ano em que o atleta conquistou cinco ouros e duas pratas no Mundial de natação de Eindhoven, na Holanda.

Em sua primeira semana de trabalho com a equipe de natação paraolímpica do Brasil, Tomasello comentou o desafio de treinar um grupo de atletas que gera tanta expectativa para 2016. “É uma pressão natural por estarmos cada vez mais perto dos Jogos do Rio, então temos que manter o pensamento nas medalhas de ouro”, afirmou o novo comandante da seleção.

Para Tomasello, trabalhar com a equipe paraolímpica não será tão diferente do que ele está acostumado. “O treinamento não muda muito. Temos que adaptar mais em algumas classes, mas a filosofia é a mesma, porque são todos atletas de ponta”, assegurou.



22/01/2014 16:11


Artigos Relacionados


Natação paraolímpica conquista mais de 50 medalhas na Dinamarca

Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas apresenta nova técnica que reduz consumo de energia

Nova técnica aumenta em até 25% a extração de óleo de xisto

Nova técnica poderá diminuir a quantidade de mosquitos da Dengue

IPq tria idosos com depressão para tratamento com nova técnica

Suassuna comemora instalação de nova escola técnica na Paraíba