Natureza em aquarelas estréia na Estação Cidade Jardim da CPTM
A partir desta sexta-feira, 14, mostra “Brasil!” exibe trabalhos das artistas Dircéa Mountfort e Sylvia Corrêa
A natureza estará em evidência a partir desta sexta-feira, 14, quando será inaugurada a exposição “Brasil!”, na Estação Cidade Jardim, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A mostra reúne pinturas em aquarela das artistas Dircéa Mountfort e Sylvia Corrêa. São quadros que retratam praias, florestas, mangues e flores, todos feitos em traços sutis da técnica de aquarela.
A exposição procura revelar para os usuários as belezas da natureza e chamar a atenção para sua importância. Sempre trabalhando temáticas ambientais, as artistas optaram por utilizar a técnica da aquarela em suas telas.
Além de ser uma escapatória ao cotidiano estressante, a mostra transporta o visitante para os diversos ambientes e o faz ver os pequenos detalhes da natureza – como a diferença de tonalidades em uma pétala de flor e as cascas de um tronco de árvore. Mais importante, a mostra é um grito de alerta para a necessidade da preservação ambiental.
“Brasil!” ficará em cartaz até 14 de outubro, no saguão de entrada da Estação Cidade Jardim, na Linha C (Osasco-Jurubatuba),
Sobre as artistas
Mineira, Dircéa Mountfort começou sua carreira em Curitiba nos anos 90. Trabalhou em diversas técnicas de pintura, mas sempre deu prioridade à aquarela. Hoje, dedica sua arte à defesa do meio ambiente, retratando principalmente a fauna e flora das florestas brasileiras. Vários de seus quadros estão expostos em acervos públicos, como no Museu da Bienal de Campo Grande, Pinacoteca de Vinhedo, Assembléia Legislativa de SP e no Banco Central de SP. Também é associada da APBA – Associação Paulista e Belas Artes e de ONGs de proteção ambiental, como a SOS Mata Atlântica.
Sylvia Corrêa, também aquarelista, iniciou sua vida artística ainda menina, em Ribeirão Preto, sua cidade natal, influenciada pelo avô, que era poeta e pintor e o pai, desenhista. Começou a trabalhar profissionalmente, em 1992, desenvolvendo seu próprio estilo. Sua obra mais conhecida é uma série de quadros que retratam flores, como orquídeas a tulipas. Atualmente, ministra aulas voluntariamente para crianças carentes do Centro Social Brooklin Paulista.
SERVIÇO
Exposição “Brasil!”
De 14/09 até 14/10, diariamente, das 4h à meia noite.
Estação Cidade Jardim da CPTM – Saguão de entrada
End.: Av. das Nações Unidas, s/nº - Pinheiros
Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.
Da CPTM
(I.P.)
09/14/2007
Artigos Relacionados
De Pano e Papel: raízes brasileiras na estação Cidade Jardim
(Flash 10h05) - Covas inaugura estação de trem Cidade Jardim
(Flash 10h05) - Covas inaugura estação de trem Cidade Jardim
Serra inaugura estação Jardim Romano da CPTM
CPTM: Estação Brás sedia exposição "Imagem da Cidade"
Exposição que retrata a cidade de São Paulo chega à Estação Santo André da CPTM