Navio Almirante Saboia deixa o País com reforços para missão ONU no Haiti



Partiu nesta terça-feira (18), da Base Naval do Rio de Janeiro, o navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) "Almirante Saboia", que vai realizar, até o dia 11 de dezembro, a Comissão Haiti XIII. A missão é transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, a fim de contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

A carga total a ser transportada é de cerca de 200 toneladas, composta de viaturas e contêineres, e se destina a ressuprir os contingentes de tropas brasileiras no Haiti e substituir o material que será repatriado e que necessita de reparos e manutenções de grande monta. 

A Base Naval do Rio de Janeiro fica na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ). Além do destino principal, Porto Príncipe, o navio aportará, por motivos logísticos, nos portos de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), no Brasil e San Juan, de Porto Rico, no exterior.

Na capital haitiana está prevista uma permanência do navio por cinco dias.

O NDCC Almirante Saboia, incorporado à Marinha do Brasil em 2009, é um navio de 138 metros de comprimento, com 6.900 toneladas de deslocamento e capacidade de carga de aproximadamente 1.000 toneladas, e pode ser empregado em situações de conflito, para transportar e desembarcar pessoal e material em proveito de operações de guerra, em especial de operações anfíbias, com emprego de rampas de proa e de popa.

Em situação de paz, pode transportar e desembarcar fuzileiros navais para adestramento em operações anfíbias; realizar transporte para apoio logístico dos distritos navais; transportar pessoal e material, em apoio ao emprego de força, para garantia da lei e da ordem; transportar pessoal e material em operações humanitárias; transportar pessoal e material em operações de paz; contribuir para o adestramento e formação do pessoal; e realizar ações de presença em portos que atendam às necessidades da política externa brasileira.

 

Fonte:
Marinha do Brasil
Ministério da Defesa



18/10/2011 18:38


Artigos Relacionados


País enviará navio e 300 militares para reforçar missão da ONU no Líbano

Incêndio em navio da Transpetro deixa um morto

Pelotão da FAB embarca para missão de paz no Haiti

Eduardo: sem ajuda para reconstrução, missão brasileira no Haiti pode se desgastar

CRE aprova ida de missão de senadores ao Haiti

Flávio Torres relata missão da CRE ao Haiti