Neo-realista português, Julio Pomar expõe na Pinacoteca
Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Pomar é nome de destaque na arte européia
O trabalho de Julio Pomar, marcado por linhas fortes e cores vibrantes que contrastam com retratos sóbrios em tons pastéis é destacado na exposição Julio Pomar em Contexto: Um Artista Português. O lisboeta, nascido em 1926, diferencia-se pela versatilidade que conduz o pincel sobre a tela e a pena sobre o papel.
Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Pomar é nome de destaque na arte européia. Tendo freqüentado a Escola de Belas Artes de Lisboa e do Porto, apresenta peças inspiradas no neo-realismo com influências dos artistas mexicanos Clemente Orozco e Diego Rivera além de outra, decisiva sobre sua obra, a de G. K. Chesterton, escritor, poeta e pintor inglês do inicio do século.
A versatilidade na composição é nítida quando se comparam peças como O Tigre Borgiano, que retrata a lenda dos Tigres Azules que deixavam pegadas, mas nunca eram vistos, e os desenhos feitos em nanquim para estampar Don Quixote de Miguel de Cervantes.
Saindo do mundo abstrato e da figura humana, seu repertório figurativo, que chamou de “bestiário pessoal”, frisa o mundo animal, com o retrato de corvos, macacos, tigres, touros e especialmente porcos sendo que, estes últimos, ocupam parte significativa de seu acervo, tanto que durante a temporada de 1992, nomeou uma série de telas com o título O Ano do Porco.
Do ponto de vista artístico, Pomar se interessa pelo neo-realismo, menos com voz ideológica ou teórica, mas como uma oportunidade de libertar a arte portuguesa do seu provincianismo e colocá-la em contato com a liberdade criativa dos modernistas do século XX ao redor do mundo.
A exposição em cartaz na Pinacoteca, conta com imagens criadas a partir de 1966 até o fim da década de 1990, demonstrando que mesmo no alto de seus 82 anos, ainda mantém viva a chama da arte e dos valores do neo-realismo.
Exposição: Julio Pomar em Contexto: Uma Artista Português
Até 18 de maio de 2008
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, nº 2 – Luz
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$4 e meia-entrada para estudantes
Grátis aos sábados
Tel.: (11) 3229-9844
Da Secretaria da Cultura
C.M.
04/14/2008
Artigos Relacionados
Pinacoteca expõe gravuras de Goeldi
Pinacoteca expõe gravuras de Goeldi até 24 de fevereiro
Pinacoteca expõe obras de renomado artista paulistano
Pinacoteca expõe artes tradicionais japonesas do período Edo
Pinacoteca expõe a maior doação já feita ao museu
Pinacoteca expõe a maior doação já feita ao museu