Neste feriado, visite a beleza natural do Circuito das Águas



Composta por oito cidades, região é conhecida pela qualidade terapêutica de suas águas

Com a chegada do feriado de Páscoa, uma boa opção é pegar a estrada e conhecer, no interior do Estado, o Circuito das Águas. A região está localizada na Serra da Mantiqueira e é formada pelas cidades de Amparo, Serra Negra, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Jaguariúna e Pedreira.
 
Os turistas encontram nas oito cidades, muito verde, um clima ameno, ar puro e toda tranquilidade necessária ao descanso. A região é muito conhecida pela qualidade de suas águas e seus poderes de cura.
 
Um dos destaques de Água de Lindóia é o Balneário Municipal. O local foi construído em torno das principais fontes de água radioativas da região e atrai turistas por causa do poder terapêutico das águas lindoienses. Ainda na cidade, uma das principais atrações é o Morro do Pelado que proporciona uma bela vista de 360 graus. Do alto da montanha, localizada a mais de 1.400m acima do nível do mar, é possível observar a vizinha Monte Sião, em Minas Gerais. 
 
Já em Jaguariúna, os visitantes encontram no Parque do Lago um espaço para curtir com toda família. O local conta com trilhas para fazer caminhadas, ciclovia, lago para pesca e um charmoso jardim japonês. 
 
Em Monte Alegre do Sul, uma atração que encanta os visitantes é a Cachoeira das Andorinhas com uma queda de dez metros. Podemos citar também a Cachoeira do Sol, formada por 30 nascentes onde é possível fazer uma leve caminhada e chegar ao seu nível mais alto. Famosa por suas águas com propriedades terapêuticas, a Fonte Bom Jesus é outro ponto turístico em Monte Alegre do Sul que atrai diversas pessoas. 
 
Se o assunto é religião, os turistas podem visitar, em Amparo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Construída em 1931, o local é um marco na região pela sua localização e já serviu de sede da Câmara dos Vereadores por um curto período. Outra opção é apreciar a Catedral Nossa Senhora do Amparo com sua construção em estilo neoclássica. 
 
Programa Roda SP
 
Até o dia 15, os turistas podem aproveitar o programa Roda SP no Circuito das Águas. Ao todo estão disponíveis dez ônibus double-decker, sendo possível escolher entre duas rotas que passam pelas cidades. 
 
A primeira rota, de cor azul, parte do Parque dos Lagos, em Jaguariúna, passando por Pedreira, Amparo, Serra Negra, Lindóia, encerrando no Balneário Municipal, em Águas de Lindóia. Já a rota verde parte da praça João Pessoa, em Serra Negra, ponto onde é feita a conexão com a rota azul, seguindo para Monte Alegre do Sul, terminando no Parque Monjolinho, em Socorro.
 
O projeto surgiu em julho de 2011 com o intuito de redistribuir o fluxo turístico entre as regiões. “Com o Roda SP o turista tem a chance de conhecer belezas do entorno das cidades por um preço acessível. A pessoa paga R$ 10 e tem direito a visitar vários pontos”, conta Fabrício Souza, assessor da Secretaria de Turismo de São Paulo. 
 
Clique aqui e confira a rota do passeio.  
 
Do Portal do Governo do Estado



04/05/2012


Artigos Relacionados


Roda SP chega ao Circuito das Águas

Programa Roda SP visita municípios do Circuito das Águas

Estradas rurais incentivam turismo no Circuito das Águas

Aelton comemora investimentos em cidades do Circuito das Águas

Circuito das Águas terá uma das mais modernas rodovias de São Paulo

Visite a biblioteca ao ar livre neste sábado