Neurocientista brasileiro premiado participa de debate no Senado



Um dos mais renomados cientistas brasileiros, Miguel Nicolelis, participa na próxima quarta-feira (30) de uma audiência pública no Senado sobre o tema 'O uso democrático da ciência para a transformação social e econômica do Brasil'.

Miguel Nicolelis é fundador e diretor-científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), entidade dedicada ao fomento da pesquisa científica de ponta e ao desenvolvimento educacional e socioeconômico do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro.

Formado em Medicina, Miguel Nicolelis está desde 1994 à frente de um laboratório na Universidade Duke, o Duke's Center for Neuroengineering, nos Estados Unidos, base física das avançadas experiências com implantes de microeletrodos neurais em macacos que o tornaram conhecido no mundo todo.

Professor de Neurociência na mesma universidade, as pesquisas de Miguel Nicolelis são divulgadas em inúmeras revistas cientificas, a exemplo de estudo recente publicado na edição online da Nature, em que ele e sua equipe relatam a experiência que fez um macaco movimentar e sentir braço virtual apenas com a mente.

Eleito pela Scientific American como um dos vinte cientistas mais influentes do mundo, membro das Academias de Ciências do Brasil e da França e da Pontifícia Academia das Ciências em Roma, Miguel Nicolelis coordena o projeto Walk Again. É também autor de Muito além do nosso eu - A nova neurociência que une cérebro e máquinas, e como ela pode mudar nossas vidas (552 páginas), publicado pela Companhia das Letras.

O livro retrata o avanço das pesquisas que no futuro farão com que tetraplégicos possam andar usando vestes robóticas (exoesqueletos), além de estudos que indicam o controle dos sintomas do Mal de Parkinson pela estimulação elétrica da superfície da medula espinhal, pondo fim a tremores, lentidão e dificuldade de locomoção.

As descobertas de Miguel Nicolelis e sua equipe oferecem também um caminho para a cura de distúrbios neurológicos como o Mal de Alzheimer, além das perspectivas de comunicação tátil a longa distância e de exploração do fundo do mar e do espaço.

A audiência pública é promovida em conjunto pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). Miguel Nicolelis participará do debate ao lado de representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC).

O requerimento da audiência pública é de autoria dos senadores Wellington Dias (PT-PI) e Walter Pinheiro (PT-BA).

A audiência pública tem início às 10h.



25/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Chanceler brasileiro participa de debate em Davos sobre instituições democráticas

Curta-metragem brasileiro é premiado na França

Observatório da Despesa Pública brasileiro será premiado pela ONU

Brasileiro é premiado pela ONU por esforços na área de desenvolvimento sustentável

Brasileiro é premiado na Espanha por pesquisas sobre erradicação da pólio e do sarampo

Comissões ouvem neurocientista sobre uso democrático da ciência para transformação social