Niemeyer diz que protesto dos jovens é mais importante do que seu trabalho



Ao participar, por meio de videoconferência, da sessão conjunta especial do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (20), em comemoração ao seu centenário, o arquiteto Oscar Niemeyer afirmou que quando vê um grupo de jovens nas ruas protestando, considera que o trabalho deles é mais importante do que o seu.

- O importante para mim é a vida, procurar a juventude, ajudar os jovens. Alguns vêm ao meu escritório e vejo que eles saem da escola sabendo que vão para um mundo injusto, incerto - declarou o arquiteto, cinco dias depois do seu centenário.

Oscar Niemeyer acrescentou que a juventude precisa ser cuidada com mais atenção, precisa de solidariedade, pois os jovens saem ao mundo sem saber o que esperar. Ele reafirmou o que tem dito ao longo da sua vida profissional: que a vida é mais importante do que a arquitetura.

- Eu faço a minha arquitetura com muito prazer. Não há nada de especial. Procuro dar uma forma diferente, dar forma mais livre. Sempre gostei de desenhar. Mas sou um arquiteto desenhista, nada mais. Eis o papel da minha vida - declarou Oscar Niemeyer.

Com sua imagem projetada no telão colocado do lado direito da Mesa dos trabalhos no Plenário do Senado, Oscar Niemeyer começou sua fala dizendo que era difícil para ele, com um improviso, responder ahomenagem "tão exagerada, tão amiga".

- Afinal, sou um ser humano como outro qualquer, sem a menor importância, que olha para o céu e sabe como somos pequeninos neste mundo difícil de viver - disse.

Depois de falar, Oscar Niemeyer continuou acompanhando a sessão do Congresso, ouvindo discursos. Somente depois do quinto orador - senador Eduardo Suplicy (PT-SP) -, o arquiteto pediu licença para repousar.

A sessão de homenagem a Oscar Niemeyer também foi acompanhada, por meio de videoconferência, por todas as Assembléias Legislativas do país. A imagem do arquiteto no telão ficou distorcida por dificuldades técnicas.

Acesse aqui a fala do arquiteto Oscar Niemeyer



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Niemeyer diz que protesto dos jovens é mais importante do que seu trabalho

Niemeyer: ‘O importante é a vida e este mundo injusto que devemos modificar’

Casagrande: Cade é cada vez mais importante

Protesto pedirá mais segurança para caminhoneiros

HARTUNG: RESPONSABILIDADE FISCAL FOI DECISÃO MAIS IMPORTANTE DO ANO

HARTUNG: RESPONSABILIDADE FISCAL FOI DECISÃO MAIS IMPORTANTE DO ANO