Nilcéia Freire se reúne com a bancada feminina
A ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), participou da reunião da bancada feminina no Congresso nesta quinta-feira (18). A ministra pretende verificar como as deputadas e senadoras podem contribuir para a implementação e cumprimento de metas que ampliam a autonomia das mulheres e atendem às suas diferenciadas necessidades.
Estavam presentes as senadoras Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente da Comissão Temporária 2004 do Ano Nacional da Mulher do Senado Federal; Fátima Cleide (PT-RO), Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Ideli Salvatti (PT-SC), além de deputadas federais.
Nilcéia fez um balanço sobre a situação das brasileiras e destacou as principais ações e programas desenvolvidos no âmbito da Secretaria e as parcerias com outros órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, como forma de promover a igualdade de gênero. Ela disse ainda que a implementação deste plano remete à revisão da legislação e discussão das propostas junto ao Executivo, ao Congresso e à sociedade civil.
Como exemplo, Nilcéia citou duas metas na área de educação acordadas com o ministro da pasta, Tarso Genro. A primeira pretende reduzir em 15% a taxa de analfabetismo entre mulheres acima de 45 anos, o que significará, em 2007, uma redução de 5% da taxa de analfabetismo nacional. A segunda propõe a ampliação do número de matrículas infantis e adolescentes em 12% .
No próximo dia 25, às 10h, haverá sessão conjunta solene que comemorará o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher. A senadora Serys convocou toda a bancada feminina para uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a ser realizada no dia 29 deste mês, às 10h30, no Itamaraty.
18/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Bancada feminina define prioridades
Bancada feminina passa a ter 11 senadoras
Bancada feminina aumenta no Senado
Aécio elogia atuação de bancada feminina
Bancada feminina é a maior da história do Senado
Bancada feminina no Senado é composta por 12 senadoras