Nome de Vargas deverá ser inscrito no Panteão da Pátria



O nome do ex-presidente Getúlio Dornelles Vargas deverá ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A medida está prevista no projeto de lei do Senado (PLS) 107/08, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que foi aprovado nesta terça-feira (10), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Ao defender a aprovação da proposta, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), relator do projeto, lamentou que o Brasil ainda não tenha a tradição de valorizar os seus heróis e a sua História. Ele recordou que o panteão de Brasília foi construído durante o governo do então presidente José Sarney para homenagear o presidente eleito Tancredo Neves, que não pôde assumir o cargo por motivo de saúde.

- Colocar o nome de Getúlio Vargas nesse memorial me parece absolutamente correto. Vargas foi um grande estadista, um dos nomes mais fantásticos de nossa História. Ninguém mais do que ele merece isso - disse Simon.

O senador reconheceu que o país experimentou uma ditadura entre 1937 e 1945, durante a primeira presidência de Vargas. Mas observou que o mundo inteiro vivia, naquele instante, um momento político conturbado. Simon elogiou o ex-presidente por haver iniciado o processo de "transformação do Brasil", por meio da criação de empresas como a Petrobras e a Vale do Rio Doce - hoje apenas Vale.

O relator do projeto recordou ainda que Vargas deixou para os herdeiros apenas metade do que ele mesmo havia recebido de herança de seu pai, no Rio Grande do Sul. Lamentou que o ex-presidente tenha sido levado ao suicídio por episódios como a concessão de um empréstimo ao jornalista Samuel Wainer, para a criação do jornal Última Hora. E considerou heróico o gesto de Vargas de tirar a própria vida para evitar uma guerra civil ou a eclosão de um golpe militar de direita.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) concordou com Simon e lamentou que o Brasil seja atualmente um "país sem heróis". Em conversa com o diretor de um estabelecimento de jovens infratores no último final de semana, como relatou à comissão, Cristovam perguntou quem seriam os heróis desses jovens. Ele disse ter sido surpreendido ao saber que o maior ídolo dos jovens daquele estabelecimento era o traficante Fernandinho Beira-Mar.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) observou que a única possível restrição de seu partido a Vargas seria o episódio da extradição da revolucionária Olga Benário, então companheira do líder comunista Luís Carlos Prestes, para a Alemanha nazista. Ele recordou, porém, que o próprio Prestes apoiou Getúlio em sua campanha para voltar à Presidência da República. Os senadores Wellington Salgado (PMDB-RJ) e Gilberto Goellner (DEM-MT) também apoiaram a homenagem ao ex-presidente.

Prestes

A pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), logo em seguida a comissão aprovou - igualmente em decisão terminativa - o projeto de lei do Senado (PLS) 341/08, de autoria de Paim, que denomina Ponte Luís Carlos Prestes a ponte localizada sobre o Rio Gravataí, no quilômetro 270 da rodovia BR-116, no Rio Grande do Sul. Segundo Paim, essa seria uma forma de prestar homenagem, ao mesmo tempo, a Vargas e Prestes. O relator do projeto foi também Pedro Simon. Ao apoiar a proposta, o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) recordou que a colonização do oeste de Santa Catarina começou na década de 20, por meio da passagem por ali da Coluna Prestes.

A CE também aprovou parecer favorável ao projeto de lei (PLS) 136/03, de autoria do então senador Paulo Octavio, que permite às pessoas jurídicas armazenar, em meio magnético, os livros comerciais "livro diário" e "livro razão". A medida, segundo o relator, senador Adelmir Santana (DEM-DF), ajudará a reduzir os custos das empresas. Também foi aprovado parecer favorável ao projeto de lei da Câmara (PLC) 102/08, que institui o Dia Nacional dos Agentes de Autoridades de Trânsito. Segundo o relator ad hoc, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a criação da data poderá ajudar a elevar a "autoestima" dos agentes, que exercem, a seu ver, um grande papel educativo no trânsito.



10/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nome de Getúlio Vargas será inscrito em Livro dos Heróis da Pátria

NOME DE DOM PEDRO I É INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

Nome de Anita Garibaldi será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria

Anita Garibaldi pode ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria

CE aprova inscrição do nome de Getúlio Vargas no livro dos Heróis da Pátria

Panteão da Pátria