Nova lei de TV por assinatura pode ampliar acesso à Banda Larga, afirma Fujimoto



O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nelson Fujimoto, afirmou na tarde dessa terça-feira (10), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que a aprovação da nova lei para o setor de TV por assinatura deverá contribuir para a ampliação do acesso da população brasileira à banda larga.

Segundo o secretário, atualmente as redes de televisão a cabo já são utilizadas para a oferta de internet rápida. O projeto, que está atualmente em análise no Senado, permite que as concessionárias de telefonia fixa também ofereçam o serviço de TV a cabo.

Durante a audiência, Fujimoto afirmou que o governo deverá aproveitar a realização de obras de infraestrutura para ampliar as redes de fibra óptica. “Queremos aproveitar obras federais, estaduais e municipais, inclusive as que serão necessárias para os grandes eventos esportivos que o nosso país receberá”, revelou. Um exemplo é o projeto do Trem de Alta Velocidade que vai interligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, que já prevê a implementação de dutos de fibra óptica nesses trechos.

Fujimoto também falou sobre a importância de uma maior competição no setor para garantir a popularização dos serviços de internet. Segundo ele, o sistema de banda larga no País ainda é “monopolista e concentrado nas mãos de poucas empresas”.


Fonte:
Ministério das Comunicações



13/05/2011 18:06


Artigos Relacionados


Novo decreto vai ampliar redes e acesso à banda larga, diz secretário de Telecomunicações

Walter Pinheiro quer mais banda larga para ampliar acesso a tecnologias

Regulamentação da TV por assinatura e mercado de banda larga em destaque no Senado

Acesso à banda larga cresce 53% em maio

Telebras firma parceria para ampliar Plano Nacional de Banda Larga em SP

Romero Jucá elogia ações do governo para ampliar banda larga