Nova lista de penalidades para emissoras de rádio e TV é publicada



O valor das multas aplicadas entre janeiro e agosto é de R$ 548 mil

Um novo balanço das penalidades aplicadas às emissoras de rádio e TV que cometeram infrações foi divulgado na terça-feira (7). Entre os dias 1º de janeiro e 2 de agosto deste ano foram aplicadas 250 penalidades, sendo 179 multas e 71 suspensões, somando um total de R$ 548 mil em multas.

A lista está organizada de acordo com o serviço de radiodifusão ao qual a sanção se aplica, incluindo rádios comerciais, rádios educativas, rádios comunitárias, TVs comerciais, TVs educativas e retransmissoras. A maioria das sanções foi aplicada nas rádios comerciais - incluindo as FMs, que tiveram 72 registros; as rádios de ondas médias, com 51 penas; e as rádios de ondas curtas e ondas tropicais.

As infrações mais comuns registradas foram deixar de veicular o programa Voz do Brasil e não informar ao Ministério das Comunicações sobre as mudanças no quadro diretivo das empresas, disse o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do ministério, Octavio Pieranti.

Já nas emissoras comunitárias e educativas, a principal irregularidade é a veiculação de publicidade comercial, que é proibida. De janeiro a agosto deste ano, foram 87 sanções - classificadas como multas - aplicadas a rádios comunitárias, segundo balando divulgado pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica. Isso porque as emissoras comunitárias estão protegidas, por lei, de terem a suspensão do serviço como penalidade.

Esta é a segunda vez que o ministério consolida em uma só lista os dados sobre sanções, além de disponibilizar o material para consulta na internet. O primeiro balanço foi publicado em junho, levando em consideração as sanções aplicadas entre os meses janeiro e maio de 2012.

A lista inclui somente as sanções relacionadas a conteúdo ou questões jurídicas, que são as aplicadas pelo ministério. As sanções técnicas ou por operação clandestina não entram na relação, por serem de responsabilidade da Anatel.

A divulgação das penalidades será periódica, com o objetivo de tornar a pesquisa mais fácil para o cidadão, além de dar transparência às atividades de fiscalização do ministério. De acordo com o diretor, as portarias com as sanções presentes na lista já foram publicadas no Diário Oficial da União ao longo dos meses.

Veja o quadro resumo das sanções.

Leia mais:

Ministério das Comunicações publica lista de sanções aplicadas a emissoras de rádio e TV

Consulta pública sobre penalidades para emissoras de radiodifusão termina dia 14

Publicada portaria que regulamenta volume nos intervalos comerciais

 

Fonte:
Ministério das Comunicações





08/08/2012 18:21


Artigos Relacionados


Lista de emissoras de rádio e TV aprovadas pela CE

Ministério das Comunicações publica lista de sanções aplicadas a emissoras de rádio e TV

Consulta pública sobre penalidades para emissoras de radiodifusão termina dia 14

Concurso: Lista dos 60 nomeados para o cargo de escrivão de polícia do Demacro foi publicada no Diár

Publicada lista de classificados para seleção final do edital para roteiristas

Publicada primeira lista do programa de Pessoas com Deficiência na PR