Nova lista do trabalho escravo apresenta neste semestre 152 empregadores



Uma nova lista de empregadores que mantêm trabalhadores em situação análoga à escravidão foi apresentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta semana. O documento mostra que mais oito deles foram incluídos e 14 retirados.  Nenhum empregador incluído é reincidente.

 

O documento é atualizado a cada semestre, tem 152 empregadores, entre pessoas físicas e jurídicas. A maioria está relacionada aos setores do agronegócio. A atualização consiste na inclusão de empregadores cujos autos de infração não estejam mais sujeitos aos recursos (decisão definitiva) na esfera administrativa e da exclusão daqueles que, ao longo de dois anos, sanaram as irregularidades identificadas e atenderem aos requisitos previstos na Portaria 540/2004, que criou o cadastro.

 

Os empregadores que têm o nome inserido no cadastro permanecem na lista por, no mínimo, dois anos. As principais causas de manutenção do nome são a não quitação das multas impostas, reincidência na prática do ilícito e em razão dos efeitos de ações em trâmite no Poder Judiciário. As exclusões são feitas com base na análise de informações obtidas por monitoramento direto e indireto das propriedades rurais, por intermédio de verificação “in loco” e por meio das informações dos órgãos/instituições governamentais e não governamentais, além das informações colhidas junto à Coordenação Geral de Análise de Processos da SIT.

 

No período que estão com o nome na lista, os empregadores não recebem financiamentos com recursos públicos. Além disso, o setor privado tem implementado, através do Pacto Nacional, medidas restritivas de relacionamento comercial com empregadores que constam do cadastro.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho



06/07/2010 11:07


Artigos Relacionados


Lista de trabalho escravo tem 251 empregadores

OIT traça perfil de vítimas, intermediadores e empregadores do trabalho escravo

STF valida "lista suja" do trabalho escravo

“Lista suja” do trabalho escravo tem número recorde

Lista de trabalho escravo mostra 220 infratores no País

Juristas propõem aumento na lista de crimes hediondos incluindo trabalho escravo