Novas vacinas reduzem internações por pneumonia, segundo ministério da Saúde



Levantamentos do Ministério da Saúde, e publicados no estudo Saúde Brasil 2010, comprovam impacto significativo das vacinas contra a Influenza A (H1N1) e anti-pneumocócica na redução de internações por pneumonia nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação foi feita em dez municípios: São Paulo, Salvador, Recife, Curitiba, Goiânia, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, de 2005 a 2008 e também nos anos de 2009 e 2010 (antes e depois da pandemia de influenza).

Em 2010, a vacina pneumocócica conjugada foi introduzida no calendário básico de imunização infantil, para menores de 2 anos. O Brasil vacinou mais de 88 milhões de pessoas contra a influenza H1N1.Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a imunização. Além de idosos e populações indígenas, passaram a ser imunizadas também crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde.

As pneumonias são responsáveis por altas taxas de internações e mortalidade, especialmente entre crianças menores de cinco anos. Cerca de 15 milhões de crianças são hospitalizadas por ano, por pneumonia, em países em desenvolvimento. A doença figura como uma das principais causas de mortalidade infantil e das principais causas de morte prevenível por vacinação em crianças sendo responsável por cerca de 20% dos 8,8 milhões de óbitos anuais em todo o mundo.

A pneumonia é uma importante causa de hospitalização no SUS. Em 2009, o número de hospitalizações por pneumonia no Brasil cresceu cerca de 20%.


Fonte:
Ministério da Saúde

 

01/11/2011 18:21


Artigos Relacionados


Internações por Asma reduzem 51% em dez anos, diz Saúde

Órgão ligado a ONU financiará vacinas contra rotavírus, pneumonia e diarreia em 37 países

Saúde: Secretaria Estadual da Saúde intensifica vacinação contra pneumonia

Ministério da Saúde e ANS anunciam novas coberturas dos planos de saúde

Alimentação dos brasileiros tem excesso de gorduras, segundo Ministério da Saúde

Estabelecidas novas regras de controle para pagamento de internações pelo SUS