Novembro começa com chuvas em todo País



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para as chuvas que podem ocorrer em áreas isoladas do Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Zona da Mata, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia. As informações constam no Aviso Especial nº 363, emitido nesta segunda-feira (31).

A previsão para esta terça-feira (1º) é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Paraná e Santa Catarina. No Sudeste, o Inmet prevê tempo encoberto com chuva em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuvas isoladas no Vale do Paraíba, Mantiqueira e leste de São Paulo, com névoa úmida nas demais áreas do estado.

No Norte, o tempo fica encoberto com pancadas de chuva no Amazonas, Amapá, norte de Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e oeste do Pará, nas demais áreas deste estado o tempo fica nublado com pancadas de chuva isoladas. Para o Nordeste, a meteorologia prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no oeste e sul do Piauí. Nas demais áreas o tempo fica nublado com pancadas de chuva em Sergipe e na Bahia. Também há possibilidade de chuvas isoladas no Ceará, litoral da Paraíba, litoral e oeste de Pernambuco e Alagoas.

As chuvas continuam no Centro-Oeste onde o tempo fica encoberto com pancadas de chuva e trovadas no Distrito Federal, centro-oeste, norte e leste de Goiás, centro, norte, e leste de Mato Grosso. Há possibilidade de chuvas isoladas no sudeste de Goiás. Nas demais áreas o tempo fica claro.

De acordo com o Prognóstico Climático Trimestral para os meses entre novembro de 2011 e janeiro de 2012, o Inmet mantém a maior probabilidade (75%) de ocorrência de chuva em algumas áreas da região Norte. Acompanhando a tendência de manifestação do fenômeno La Niña, a região Sul continua com maior probabilidade (75%) de chuvas. Para a grande área central do Brasil, que inclui as regiões Sudeste, Centro-Oeste e o sul e oeste da Bahia, onde o período mais chuvoso do ano já teve início. Condições de excesso de chuva podem ocorrer em áreas isoladas do Sudeste e sul da região Nordeste, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As temperaturas ficam mais elevadas durante novembro, dezembro e janeiro, quando comparadas às condições da primavera, porém, ainda não há previsão de diferenças acentuadas de temperatura para este próximo verão na maior parte do País.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura 



01/11/2011 12:22


Artigos Relacionados


Movimento de consumidores nas lojas de todo o País aumenta 1,5% em novembro, segundo Serasa

Começa pagamento do Bolsa Família em todo País

Semana do Trânsito começa sábado em todo País

Outono começa com tempo nublado em todo o País

Começa audiência com lideranças indígenas de todo o país

Vacinação contra a gripe começa neste sábado em todo o País